Lula indica diretores para ANS, ANP, Anvisa e Anac; nomes precisam passar pelo Senado
Wadih Damous foi escolhido para agência reguladora de planos de saúde após abrir processos contra operadoras
O governo Lula publicou, nesta segunda-feira, o nome de diversas autoridades para cargos em agências reguladoras como ANS (saúde complementar), Anac (aviação civil) e ANP (petróleo).
Todos os nomes precisam ser aprovados pelo Senado Federal.
Leia também
• Padilha diz que Lula pretende fazer reunião ministerial de fim de ano nesta sexta-feira
• Haddad expõe a Lula situação da reforma tributária e o que está sendo decidido pela Câmara
• Saiba quais sinais fizeram Lula se preocupar com a cabeça
A lista inclui a indicação de Wadih Damous para exercer o cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na vaga decorrente do término do mandato de Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho, que se encerra em 21 de dezembro de 2024.
Com a indicação, Wadih deve deixar a Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na Senacom, ele, por exemplo, abriu processo administrativo contra 14 operadoras de planos de saúde por cancelamento unilateral de contratos e supostas práticas abusivas.
Artur Watt Neto foi indicado para ser diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Foi uma sugestão do PSD do Senado para uma vaga que inicialmente seria destinada para Pietro Adamo Mendes, atual secretário de Petróleo do Ministério de Minas e Energia. Mendes, que é também presidente do Conselho de Admnistração da Petrobras e nome forte de Alexandre Silveira no MME, foi indicado para diretor do órgão regulador. Assim, ele precisará deixar a Petrobras.
Lula indicou ainda Tiago Faierstein, da Infraero, para diretor-geral da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Rui Chagas Mesquita, Tiago Souza Pereira, e Marina Altoé também foram indicados para cargos na Anac.
Do Ministério da Saúde, Leandro Pinheiro Safatle foi indicado para a presidência Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Daniela Cerqueira e Diogo Soares também foram indicados para cargos de direção nessa agência.
A lista de nomeações inclui, ainda:
Agência Nacional de Mineração:
José Fernande Mendonça Júnior
Agência Nacional de Transportes Terrestres:
Guilherme Theo Rodrigues
Agência Nacional de Águas:
Larissa de Oliveira Rêgo
Cristiane Collet Battiston
Leonardo Góes Silva
Agência Nacional de Cinema:
Patrícia Barcelos
Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN)
Alessandro Facure Neves De Salles Soares
Lorena Pozzo
Ailton Fernando Dias