Logo Folha de Pernambuco

governo lula

Lula reclama de críticas à economia em seus primeiros cem dias

Em reunião para fazer balanço dos 100 primeiros dias de seu mandato, o presidente afirmou, contudo, que é importante que o "mercado" fale para que ele possa "fazer diferente"

LulaLula - Foto: Evaristo Sa/AFP

Em reunião para fazer um balanço dos seus cem primeiros dias de mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamou de críticas sobre a condução da economia em seu governo. Segundo ele, contudo, é importante que o "mercado" fale para que ele possa "fazer diferente".

Ninguém acredita num governo que levanta todo dia falando que o PIB não vai crescer, que a economia não está boa, que o mercado, o FMI (Fundo Monetário Internacional) disse tal coisa. Se a gente for governar pensando nisso, é melhor desistir. É importante que essa gente fale para a gente fazer diferente, afirmou o presidente diante de seus ministros no Palácio do Planalto.

Não é a primeira vez que o presidente critica avaliações sobre o desempenho do governo em relação à economia. Ainda na transição, Lula reclamou da reação negativa do mercado a uma declaração sua sobre estabilidade fiscal. Em janeiro, reclamou que o mercado "não coração, sensibilidade, humanismo".

Nos primeiros meses de governo, o presidente também passou a fazer críticas públicas ao Banco Central por manter a taxa de juros em uma patamar alto. Lula afirma que o índice impede que empresas façam investimentos como forma de aquecer a economia.

Agradeçam as pessoas que acham que o Brasil não vai bem. Agradeçam as pessoas que fazem crítica porque eles estão dizendo exatamente aquilo que a gente não deve fazer. Eles estão dizendo, 'olha, façam outra coisa'.

Como o GLOBO mostrou, Lula chega a marca dos cem dias nesta segunda-feira, dia 10 de abril, como o único presidente a não criar uma nova marca no período. Ele foi também o que enfrentou as piores crises em poucas semanas à frente do Palácio do Planalto, como os atos golpistas de 8 de janeiro e a morte de indígenas na reserva ianomâmi.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter