Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Lula se reúne com Haddad e Campos Neto após adiar decisão sobre mudança na meta de déficit zero

Presidente e chefe do BC terão segundo encontro desde início do governo

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad  - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma reunião marcada para esta quinta-feira com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. O encontro irá ocorrer após o governo decidir que não irá apoiar, neste momento, uma mudança na meta fiscal de 2024.

É a segunda vez que Lula se reúne com Campos Neto desde o início do governo, pouco mais de um mês e meio depois do primeiro encontro, que também contou com a presença de Haddad. A primeira reunião ocorreu no fim de setembro, após o presidente realizar diversas críticas públicas ao chefe do BC. Antes, os dois só haviam se reunido durante a transição de governo.

O governo decidiu que não dará aval a nenhuma emenda ao relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) propondo mudança na meta. Isso dá fôlego a Haddad, fiador do déficit zero nas contas públicas em 2024. O prazo para a apresentação de sugestões ao texto expira na sexta-feira.

Essa definição possibilita mais tempo para a aprovação no Congresso de medidas que representem ganho na arrecadação, o que favorece o objetivo fiscal de Haddad e os argumentos dele junto a Lula para a manutenção da proposta. O adiamento da discussão interna foi antecipado pelo colunista Lauro Jardim, do Globo.
 

Campos Neto já defendeu publicamente a manutenção da meta de déficit zero. Além disso, o Banco Central afirmou, na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que houve um aumento na incerteza sobre as contas públicas diante da discussão sobre a mudança da meta, e disse que isso já vem pressionando as taxas de juros futuros.

Em setembro, após a reunião com Lula, Campos Neto afirmou que os três combinaram de não dar detalhes sobre o encontro por estarem "tentando estabelecer uma relação de confiança". Haddad, por sua vez, declarou que a conversa foi "muito boa, produtiva, cordial".

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter