Logo Folha de Pernambuco

PIB

Lula, sobre crescimento do PIB: "Sem bravatas e mentiras. E é isso que importa"

Na comparação com o mesmo período de 2023, a economia brasileira cresceu 3,3%

Presidente LulaPresidente Lula - Foto: Ricardo Stuckert/PT

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, comemorou o avanço de 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB) na comparação com os três primeiros meses do ano. O número foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 3.

"Mais uma notícia boa para a economia. O PIB cresceu 1,4% no 2º trimestre de 2024, uma alta de 3,3% em relação a um ano atrás. Crescimento que se soma ao aumento dos empregos, o consumo das famílias e melhor qualidade de vida. Sem bravata e mentiras. É isso que importa", escreveu Lula, em publicação na rede social Threads nesta terça-feira.

O desempenho do PIB entre abril e junho veio dentro do esperado pelas projeções do mercado financeiro colhidas pelo Projeções Broadcast, cujo intervalo variava de alta de 0,4% a 1,6%, mas acima da mediana (0,9%).

Na comparação com o mesmo período de 2023, a economia brasileira cresceu 3,3%. O número do primeiro trimestre deste ano foi revisado de alta de 0,8% para 1%.

Os números do segundo trimestre reforçam um cenário que vem sendo observado ao longo das últimas leituras do IBGE: a economia brasileira tem mostrado mais força do que o esperado pelos analistas. E a surpresa do segundo trimestre é reforçada porque os efeitos da tragédia do Rio Grande Sul foram superados de forma rápida.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter