Logo Folha de Pernambuco

Avaliação

Lula sobre juros: "A culpa é do Banco Central. Agora é o Senado que pode trocar o presidente do BC"

Presidente afirmou que só teve um contato com Campos Neto

Presidente Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Sergio Lima / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (7),que a culpa pela alta taxa de juros no país é do Banco Central e que o Senado Federal pode trocar a presidência do banco, atualmente comandado por Roberto Campos Neto, que tem mandato até o fim de 2024. Lula voltou a afirmar que não é possível que o país cresça com a taxa de juros em 13,75% ao ano, definida pelo BC.

— A culpa é do Banco Central. Agora é o Senado que pode trocar o presidente do Banco Central.

A expectativa do mercado é que a taxa Selic, neste patamar desde agosto do ano passado, se mantenha neste patamar até o fim deste ano.

— Não é possível que a gente queira que esse país volte a crescer com uma taxa de juros de 13,75% (ao ano). Nós não temos inflação de demanda, é só isso. Eu acho que esse cidadão que foi indicado pelo Senado tem a possibilidade de maturar, de pensar e saber como é que vai cuidar desse país porque ele tem muita responsabilidade — afirmou Lula

Lula afirmou ainda que teve pouco contato com o atual presidente do Banco Central, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, mas parte do “pressuposto de que as pessoas são de boa fé”.

Veja também

Wall Street sobe aliviada por resultados da Nvidia
BOLSA DE VALORES

Wall Street sobe aliviada por resultados da Nvidia

Petrobras vai pagar R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários
Petrobras

Petrobras vai pagar R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários

Newsletter