Logo Folha de Pernambuco

Habitação

Lula vai relançar Minha Casa, Minha Vida dia 20, em primeira viagem ao Nordeste após a posse

Presidente vai fazer cerimônia de entrega simultânea de chaves de 4 mil unidades habitacionais em todo o país

Presidente Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Sergio Lima / AFP

Em sua primeira viagem ao Nordeste após a posse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá à Bahia no dia 20 de janeiro para relançar o programa Minha Casa, Minha Vida. O evento de Lula também servirá como uma cerimônia de “entrega simultânea” de quatro mil unidades habitacionais no Brasil.

Lula escolheu o estado onde teve 72% dos votos no segundo turno para retomar o programa que é uma das prioridades do início de governo. No caso da Bahia, Lula vai inaugurar unidades que estavam concluídas há cinco anos, mas não estão ocupadas por problemas de cadastro e de acesso ao conjunto habitacional.

Além da entrega de chaves da Bahia com o presidente, estão previstas eventos para entrega de moradias em outros cinco municípios: no Paraná, Paraíba, São Paulo e em duas cidades goianas. A maior parte dessas obras foi contratada entre 2013 e 2014, durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

Inaugurar obras ainda em janeiro atende o pedido do presidente de mostrar entregas rápidas à população. Nessa nova fase, o programa deve focar em inaugurar obras concluídas – que por motivos de cadastro ou finalização de obras viárias não foram liberadas — e finalizar as inacabadas. A meta da equipe da Casa Civil é, até dezembro, inaugurar 90 mil casas.

A equipe do presidente também avalia a possibilidade de Lula ir ao Rio de Janeiro no dia 19 de janeiro para inaugurar uma obra ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD). A agenda ainda não está confirmada.

Veja também

Petróleo sobe por riscos geopolíticos vinculados ao conflito na Ucrânia
Petróleo

Petróleo sobe por riscos geopolíticos vinculados ao conflito na Ucrânia

Transição energética não pode ser mais mitigada como no passado, diz Wilson Ferreira Jr.
DESCARBONIZAÇÃO

Transição energética não pode ser mais mitigada como no passado, diz Wilson Ferreira Jr.

Newsletter