brasil

Lula fala sobre desvincular benefícios do salário-mínimo

Presidente Lula afirmou que o governo trabalha em um "pente-fino" de cadastros de benefícios para reduzir os gastos

Lula Lula  - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que não vai desvicular benefícios do salário mínimo. Segundo ele, a medida não é correta do "ponto de vista política, econômico e humanitário".

Lula concedeu entrevista à rádio Princesa, da Bahia, nesta segunda-feira.

"Eu não faço isso porque não é correto do ponto de vista econômico, político e humanitário tentar jogar a culpa de qualquer ajuste que você quer fazer em cima do mínimo. o mínimo aquilo que está estabelecido por lei para que a gente garanta ao trabalhador aquilo que é necessário para comer. primeiro temos a obrigação de recolocar a inflação. depois nós decidimos que quando a economia cresce é preciso que o resultado desse crescimento seja ditribuído com o povo" afirmou o presidente.

Em entrevista à Rádio Itatiaia, o presidente também afirmou que o governo trabalha em um 'pente-fino' de cadastros de benefícios para reduzir os gastos, de modo a excluir quem está recebendo o benefício, mas não tem o direito.

Conforme O Globo mostrou, o governo prevê economizar entre R$ 20 bilhões e R$ 30 bilhões com a revisão de cadastros de benefícios no ano que vem. Os recursos são necessários para alcançar a meta fiscal de 2025, que prevê resultado zero, e já devem constar do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), a ser enviado ao Congresso até 31 de agosto.

Nas últimas semanas, Lula visitou São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão e Piauí. Ainda nesta semana, a previsão é que o presidente passe por Pernambuco e Goiás.

Em duas semanas, o petista concedeu sete entrevistas a mídias de diferentes estados. As conversas foram marcadas por críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a taxa básica de juros em 10,5% ao ano.

Veja também

PIB da Alemanha pode ter estagnação ou leve contração no 3º trimestre, avalia Bundesbank
alemanha

PIB da Alemanha pode ter estagnação ou leve contração no 3º trimestre, avalia Bundesbank

Meta, Spotify e outras empresas de tecnologia pedem esclarecimentos à UE sobre normas para IA
TECNOLOGIA

Meta, Spotify e outras empresas de tecnologia pedem esclarecimentos à UE sobre normas para IA

Newsletter