Luxo em alta: Christie's e Sotheby's ignoram guerra e inflação e batem recorde de vendas
Novos colecionadores representaram mais de um terço das vendas do setor. "Millennials" estão entre os maiores interessados nos leilões
A casa de leilões Cristie's anunciou um recorde de US$ 8,4 bilhões em vendas em 2022, assim como a concorrente Sotheby's, que atingiu a máxima de US$ 8 bilhões. Com essa cifra, a Christie's superou os US$ 7,1 bilhões de 2021, após o retrocesso de 2020 devido à pandemia, que impediu a realização dos leilões com normalidade.
Para o CEO da Christie's, Guillaume Cerutti, isso se explica, "apesar de um macroambiente difícil" devido à guerra na Ucrânia e à inflação elevada, "pela resiliência dos mercados de arte e luxo e o sucesso notável de várias coleções de arte importantes, incluindo a venda inesquecível da de Paul Allen", que leva o nome do cofundador da Microsoft, que morreu em 2018.
Em 2022, os compradores das Américas do Norte e do Sul aumentaram (40% em valor contra uma alta 35% em 2021) e os da Ásia/Pacífico diminuíram (de 31% para 26%). Mas "os compradores asiáticos foram absolutamente cruciais para o resultado" da coleção Allen, relativizou o CEO da empresa, controlada pela holding Artémis, do multimilionário francês François Pinault.
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Segundo a Christie's, os bons números vêm impulsionados "por uma nova geração de colecionadores: 35% dos compradores de 2022 eram novos. Desses estreantes, 34% eram os chamados millennials (nascidos nas décadas de 1980 e 1990)".
A casa de leilões acrescentou que a região Ásia/Pacífico tem a base de novos colecionadores de crescimento mais rápido". Cerutti esclareceu que os automóveis e imóveis não estavam incluídos nesses resultados.
Com vendas menos grandiosas, a Sotheby's, do multimilionário franco-israelense Patrick Drahi, anunciou na semana passada projeções de um recorde de vendas de US$ 8 bilhões (US$ 7,3 bilhões em 2021), incluindo vendas de obras de arte e artigos de luxo, mas também residências e carros antigos.
A Sotheby's também observou que sua base de clientes na Ásia está "crescendo rapidamente" e que os colecionadores estão "gastando mais por pessoa em média".