Logo Folha de Pernambuco

eleições 2022

Malan e Bacha se unem a Arminio e Persio Arida e declaram voto em Lula

Em nota, os quatro economistas afirmam que "nossa expectativa é de condução responsável da economia"

Malan e Bacha declaram voto em LulaMalan e Bacha declaram voto em Lula - Foto: Divulgação

Os economistas Edmar Bacha e Pedro Malan se uniram a Persio Arida e Arminio Fraga e declararam voto em Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições. Em nota, os quatro afirmaram que votarão no candidato e que "nossa expectativa é de condução responsável da economia".

Malan foi ministro da Fazenda durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e presidente do Banco Central durante o governo de Itamar Franco. Arida presidiu o Banco Central no início do governo FH. Os dois, ao lado de Bacha, estão entre os criadores do Plano Real.

Dos quatro, Arminio foi o primeiro a declarar voto em Lula. Em entrevista do GLOBO, publicada na terça-feira, ele disse que via "ameaça e maiores riscos com a concentração de poder nas mãos do atual presidente".

Segundo ele, é melhor eleger Lula para proteger a democracia e afastar danos não só à economia, mas também a áreas estratégicas vitais para o país como o meio ambiente. O economista também já havia se engajado na campanha de Marcelo Freixo (PSB) ao governo do Rio.

O economista já demonstrava ser crítico à gestão de Bolsonaro. Ele discursou durante a leitura de duas cartas em defesa da democracia, no dia 11 de agosto. O evento, organizado na Faculdade de Direito da USP, ocorreu em meio a ataques de Bolsonaro contra o processo eleitoral, com insinuações golpistas.

Nesta quarta-feira, Arida também já havia afirmado que votaria em Lula no segundo turno e que um eventual novo governo PT será "fiscalmente responsável".

Para o economista, Bolsonaro é “claramente uma ameaça à democracia brasileira” e houve “imenso retrocesso civilizatório” em seu governo.

Arida já coordenou o programa do atual candidato a vice-presidente pelo PT, Geraldo Alckmin, em campanhas anteriores.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter