Logo Folha de Pernambuco

fgts

Marinho apresenta a Lula nesta quarta-feira (13) projeto que muda o saque-aniversário do FGTS

Ministro quer que trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário possam migrar para o saque rescisão sem carência

Luiz Marinho, ministro do Trabalho e EmpregoLuiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, pretende apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta quarta-feira (13), a proposta de mudança no saque-aniversário que permite a retirada do saldo remanescente na conta do FGTS para quem foi demitido desde 2020, quando a modalidade entrou em vigor.

Pela regra atual, os trabalhadores que optaram por essa modalidade recebem apenas a multa de 40% nas demissões sem justa causa. Somente após dois anos esses cotistas podem migrar para a modalidade de saque rescisão que dá direito de sacar o saldo da conta em caso de demissão.

Na prática, a proposta do ministro acaba com essa carência. De acordo com a minuta da proposta a que o Globo teve acesso, seria dado prazo de 30 dias para que o trabalhador possa migrar para o saque rescisão e retirar o remanescente na conta do FGTS se foi demitido. Isso vale também para quem foi readmitido por outra empresa no período. 

Segundo estimativas da Caixa Econômica Federal, a medida tem potencial para injetar na economia R$ 14 bilhões. O assunto será discutido entre Marinho e o presidente Lula em uma reunião no Palácio do Planalto com a presença dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad; da Casa Civil, Rui Costa; e a presidente da Caixa, Rita Serrano.

Segundo interlocutores, Marinho defende a edição de uma medida provisória, mas a tendência é que seja enviado ao Congresso Nacional um projeto de lei, para evitar atritos com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. 

Há duas modalidades de saque do FGTS em caso de demissão sem justa causa. A tradicional que é o "saque rescisão", que permite a retirada completa do saldo por trabalhadores com carteira assinada demitidos.

No governo Bolsonaro, em 2019, foi criado o saque-aniversário, que permite a retirada de uma pequena parte do saldo, em um mês do ano, mas com o bloqueio por dois anos do saque total, em caso de demissão.

       

Veja também

Relatório bimestral será divulgado às 17h30, informa Ministério do Planejamento
RELATÓRIO BIMESTRAL

Relatório bimestral será divulgado às 17h30, informa Ministério do Planejamento

Novo terminal em Suape pode aumentar em 40% comércio internacional de Pernambuco, diz ministro
LANÇAMENTO

Novo terminal em Suape pode aumentar em 40% comércio internacional de Pernambuco, diz ministro

Newsletter