McDonald's desativa IA em drive-thrus dos EUA após falhas viralizarem nas redes
Tecnologia automatizada de pedidos nos drives da McDonald's, fruto de uma parceria com a IBM, será removida de 100 restaurantes após erros inundarem a internet
O McDonald's informou franqueados nos Estados Unidos, esta semana, que vai desativar em 100 restaurantes uma tecnologia automatizada que faz o registro de pedidos em drive-thrus. As falhas do sistema de inteligência artificial viralizaram nas redes sociais nos últimos meses.
Fruto de uma parceria com a IBM, o software de IA começou a ser desenvolvido e implementado na rede em 2021. O objetivo era criar um sistema de voz automatizado para "simplificar as operações para a equipe e criar uma experiência mais rápida e melhorada", segundo a empresa.
A tentativa de colocar a IA no lugar de humanos, no entanto, falhou. Nas redes sociais, viralizaram vídeos que mostravam a confusão da tecnologia de Tomada de Pedidos Automatizada.
Leia também
• McDonald's perde direito ao nome 'Big Mac' para hambúrgueres de frango na UE
• McDonald's vai comprar 225 franquias afetadas por boicote
Um dos vídeos populares era de uma mulher que tentava pedir uma água e um sundae de baunilha. A IA registrou os itens, mas adicionou incorretamente quatro pacotes de ketchup e três pacotes de manteiga ao pedido. Em outro vídeo, uma usuária do TikTok reclamava que havia pedido um copo de chá gelado, mas a tecnologia de IA havia acrescentado outros nove no registro.
Apesar do fim da parceria com a IBM, o McDonald's informou, em nota enviada ao portal Business Insider, que vai continuar a explorar formas da IA melhorar o fluxo de trabalho.
"Nosso trabalho com a IBM nos deu confiança de que uma solução de pedidos por voz para drive-thru fará parte do futuro dos nossos restaurantes", informou a empresa, em nota. "Continuaremos a avaliar soluções escaláveis e de longo prazo que nos ajudarão a decidir sobre uma futura solução de pedidos por voz", acrescenta.
Já a IBM indicou que vai continuar a trabalhar com o McDonald's em outros projetos. Em comunicado, a companhia avaliou que a tecnologia "provou ter algumas das capacidades mais abrangentes do setor, sendo rápida e precisa em condições extremamente desafiadoras".