Logo Folha de Pernambuco

CHOQUE FISCAL

Medidas fiscais são importantes para trabalho do BC, afirma Campos Neto

Presidente do Banco Central também voltou a dizer que, sempre que foi possível conviver com juros sustentavelmente menores no país

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do BrasilRoberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil - Foto: Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta segunda-feira, 21, que medidas para equalizar as contas públicas são importantes para a política monetária, uma vez que a falta de confiança na política fiscal dificulta o processo de convergência da inflação para a meta.

Para que possa haver juros mais baixos, ele afirmou, é preciso um choque fiscal positivo.

"Isso é muito importante para nós, no BC, para sermos capazes de diminuir os juros de forma sustentável. Porque, no fim, nossa missão é atingir a meta de inflação, e é muito difícil fazer isso quando existe uma percepção de que o fiscal está desancorado", afirmou, em um evento da 20-20 Investment Association, em São Paulo.

O presidente do BC repetiu que, no mercado, parece haver alguma desconfiança sobre a capacidade do novo arcabouço fiscal entregar as metas propostas. Ele disse que, no noticiário, há sinalizações de que pode haver medidas fiscais após as eleições, o que seria positivo para o BC.

Campos Neto também voltou a dizer que, sempre que foi possível conviver com juros sustentavelmente menores no País, isso ocorreu por causa de um choque fiscal positivo.

Veja também

Raquel Lyra recebe presidente da Anac para tratar sobre obras do Aeroporto de Fernando de Noronha
Obras

Raquel Lyra recebe presidente da Anac para tratar sobre obras do Aeroporto de Fernando de Noronha

Nvidia atinge US$ 3,5 trilhões em valor de mercado, novo recorde. O que essa empresa tem?
Nvidia

Nvidia atinge US$ 3,5 trilhões em valor de mercado, novo recorde. O que essa empresa tem?

Newsletter