Megacana movimenta setor sucroenergético de Pernambuco
Inédita em Pernambuco, Megacana Tech Show Brasil apresenta as novidades para o setor
A cidade de Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, recebeu nesta terça-feira a 14ª edição da Megacana Tech Show Brasil. O evento tem o objetivo de abordar e falar sobre as principais novidades e tecnologias para o trabalho com a cana-de-açúcar tem programação até a próxima quinta-feira (19). Pela primeira vez em Pernambuco, a feira itinerante reúne na Usina Petribu, empresários do setor, lideranças e pesquisadores do tema.
O presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, prestigiou o evento, representando a Usina Cucaú.
Promovida pela Canacampo e Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), a Megacana Tech Show Brasil acontece de março a agosto e vai viajar pelo país com a transmissão online pela Megacana TV no YouTube (que irá ao ar às quintas-feiras, às 19h), mostrando a importância do mercado da cana-de-açúcar para o agronegócio brasileiro.
Leia também
• Inédita em Pernambuco, Megacana Tech Show Brasil apresenta as novidades para o setor sucroalcooleiro
• Megacana Tech Show Brasil chega a Pernambuco com dia de campo e transmissão ao vivo
• Dia de Campo da Megacana Tech Show Brasil movimenta Carpina
De acordo com o diretor-presidente da Canacampo, organizadora do evento, Daine Fragiosi, o evento busca conectar o setor para dar mais oportunidades de negócios.
“Queremos mostrar variedades, pacotes tecnológicos, adaptar de acordo com uma realidade, custos, levar para a região o que tem de melhor e também mostrar que o que é feito aqui é bem feito”, disse.
No Brasil, a cana é um item prioritário, sendo uma fonte de renda, pesquisa, inovações, descobertas e emprego. O setor sucroenergético movimenta bilhões de dólares, e só as exportações de açúcar em 2021, ultrapassou a marca dos US$ 9 bilhões.
O evento contou com apresentações, palestras com especialistas do setor, troca de conhecimento e negócios, divulgações de marcas, tecnologias e inovações, networking, bons negócios fechados, shows e milhares de pessoas.
“Esse é um intercâmbio de inovação, com novidades do setor. O segmento da cana está sempre evoluindo e tem pessoas de todo o setor que trazem informações novas, experiências recentes em outras usinas, é muito positivo”, apontou o consultor e conselheiro da usina São José, Raul Bandeira.
A Megacana surgiu no ano de 2009, quando ainda era chamado de Canacampo Tech Show e acontecia na sede da Associação de Produtores de Cana da Região de Campo Florido, na cidade de Campo Florido em Minas Gerais. Prestigiaram ainda o evento, o presidente do Siamig, Mário Campos; o deputado federal, Raul Henry; os deputados estaduais, Aluísio Lessa e Henrique Queiroz Filho; o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato ao governo do Estado, Anderson Ferreira; entre outros.
O encerramento da Megacana será no dia 19 de maio, com a transmissão do canal Megacana TV no YouTube, diretamente da Usina Petribu, às 19h. Para assistir ao encerramento, é preciso acessar o link www.youtube.com/MegacanaTechShow.
Um setor de oportunidades
Um segmento com diversas opções de atuação e tecnologias. O setor sucroenergético é hoje um dos pilares da economia pernambucana que mais gera emprego e negócios.
Na 14ª edição da Megacana, estiveram presentes bancos que atuam com linhas de crédito especiais para as empresas que atuam no ramo e estimulam o desenvolvimento dos negócios. O superintendente do Banco do Nordeste em Pernambuco, Pedro Ermírio, conta que um evento como a Megacana é positivo para mostrar a força do segmento. “É fundamental estar próximo dos clientes e prestar um serviço melhor. O banco é um grande parceiro do setor sucroalcooleiro em todo o Estado, para que o que aconteça no campo esteja atualizado e atuando com um bom serviço de crédito”, contou.
O superintendente de atacado da Caixa em Pernambuco, Bruno Montanha, considera que clientes estratégicos estão concentrados nos eventos e conseguem interagir de uma melhor maneira. “Buscamos participar para mostrar o que a Caixa tem para o segmento rural, que está no foco do banco. Apresentamos linhas de crédito, ofertas e aqui encontramos os clientes estratégicos para fazer o ramo crescer com nosso apoio”, declarou.
Na avaliação do diretor-presidente da Usina Petribu, Jorge Petribu, que recebeu o evento da Canacampo, é importante o conhecimento para que a melhor cana-de-açúcar seja plantada, afim de desenvolver ainda mais as usinas locais. “No setor agrícola não existe concorrente, a cana não tem marca, quanto mais eficiência, mais fortes nós somos. Temos que saber a planta ideal, porque o que cabe aqui, às vezes não cabe no sudeste, estamos estudando para ter as melhores variedades para a região”, destacou.