Logo Folha de Pernambuco

PADRONIZAÇÃO

MEI: Prefeitura do Recife vai desabilitar emissão de nota fiscal a partir do dia 3 de abril

A partir de abril, todos os MEIs prestadores de serviço passarão a emitir nota fiscal diretamente na plataforma Nota Fiscal de Serviço Nacional ou pelo aplicativo NFS-e Mobile

 partir de 3 de abril, todos os MEIs prestadores de serviço podem emitir o documento diretamente na plataforma Nota Fiscal de Serviço Nacional partir de 3 de abril, todos os MEIs prestadores de serviço podem emitir o documento diretamente na plataforma Nota Fiscal de Serviço Nacional - Foto| divulgação

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) do Recife não podem mais emitir a Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) pelo site da Prefeitura do Recife. A partir de 3 de abril, todos os MEIs prestadores de serviço devem emitir o documento diretamente na plataforma Nota Fiscal de Serviço Nacional (https://www.gov.br/nfse/pt-br) ou no aplicativo NFS-e Mobile, que pode ser baixado nas lojas virtuais. Na capital pernambucana, a medida atinge 122.856 mil MEIs, que emitem mais de 30 mil notas por mês.

A mudança acontece devido à nova regulamentação federal (Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional 171/2022), que define a padronização da emissão de nota fiscal de serviço do MEI em todo o território nacional.

Secretária de Finanças do Recife, Maíra FischerPadronização vai impactar mais de 120 pessoas que usam os serviços da PCR, de acordo com Maíra Fischer: 

“No Recife, a gente se preparou para essa mudança. Começamos um trabalho de orientação com os MEIs, explicando a alteração, que é uma das mudanças importantes para os empresários neste ano. Para o MEI local, vale destacar que a principal mudança vai ser de fato na plataforma utilizada para emitir a nota fiscal de serviço. Nacionalmente, vale a regra que já era aplicada no município, que é a emissão da NFS-e para todo serviço prestado para pessoas jurídicas. No caso de prestação de serviços para pessoas físicas, a emissão segue opcional”, explicou a Secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer.

A Nota Fiscal de Serviço Nacional tem validade em todo o País. O sistema da NFS-e Nacional pode ser acessado com senha web, que precisa ser criada no momento do primeiro acesso ao portal. Outro mecanismo de entrada é pelo Certificado Digital para Pessoa Jurídica (e-CNPJ), embora a certificação não seja obrigatória para o MEI. A emissão da NFS-e pelo MEI no Sistema Nacional será facultativa até 2 de Abril. Quem optar pela emissão da NFS-e Nacional antes do início da nova regra (3 de abril) não deverá mais emitir NFS-e pelo sistema do Recife.

No próximo mês, o perfil de emissor no portal da NFS-e do Recife será desabilitado, mas o acesso do MEI ao sistema (https://nfse.recife.pe.gov.br/capa.aspx) vai permanecer para a realização de consulta às notas emitidas ou àquelas recebidas na condição de tomador do serviço.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter