M&M's: mascotes do chocolate colorido da Mars se modernizam e ganham novos sapatos
A mudança nos personagens é mais visível no pé de cada uma das seis figuras
Os personagens incorporados por cada bolinha colorida de M&M’s, icônico chocolate da Mars Wrigley, acabam de passar por pequenos ajustes no visual, enquanto a logomarca ganha letras levemente mais finas, segundo noticiou a CNN Business nesta quinta-feira.
A mudança nos personagens — cada um leva o nome da sua cor — é mais visível no pé de cada uma das seis figuras, com alterações nos calçados exibidos por elas, principalmente nas figuras femininas.
Assim, a Verde troca as botas de saltos altos por um par de tênis descontraídos. Já a Marrom ganha scarpins com saltos mais largos e confortáveis. O Vermelho e o Amarelo passam a exibir calçados com cadarços, enquanto Laranja agora tem cadarços amarrados.
O Azul, compara a reportagem, segue usando o que o presidente da companhia, Anton Vincent, teria chamado de uma “versão ruim de um par de Uggs”, o calçado que ganhou fama na Califórnia e agora voltou a bombar no mundo fashion.
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Embora sutil, as mudanças estão sendo feitas num esforço da marca para tornar seus personagens mais atuais, refletindo de forma mais fiel os consumidores do chocolate, explicou o executivo. É movimento em linha com a tendência de o consumidor abraçar mais e mais as marcas com as quais se identifica.
Comparar o antes e o depois da mudança é praticamente um “Jogo dos 7 erros”. No caso da logomarca, ela deixa de aparecer inclinada, passando a ficar bem retinha, de pé. O último ajuste foi em 2019. A meta agora é dar destaque ao “e comercial” que liga as duas letras M.
David Camp, cofundador e sócio-gerente da Metaforce, de marketing, explicou à CNN Business que mesmo pequenas mudanças ajudam uma marca a se manter atualizada, frisando que é preciso saber sempre se reinventar para manter a relevância.
Os chocolates personagens surgiram em 1954, 13 anos após o M&M’s ter chegado ao mercado. De início, os comerciais da marca traziam o Vermelho e o Amarelo, representando as versões regular e de amendoim. Só mais tarde, a partir do fim da década de 1990, a galeria de personagens foi crescendo.
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Vincent afirma que os personagens passam a ser o destaque central. E admite que existe a possibilidade de ter outras duas bolinhas de chocolate femininas para equilibrar a divisão de gênero entre os personagens. Haveria condicionantes, neste caso, porém, já que seria preciso incluir de forma permanente novas cores no mix da marca.
Por esse motivo, a Verde e a Marrom tiveram esse tapa no visual, uma espécie de promoção. Vão ganhar espaço em anúncios, com o objetivo de ter “um pouco mais de equilíbrio de gênero”, reconhece o executivo.
Outras marcas têm feito ajustes. Uncle Ben’s e Aunt Jemima, por exemplo, mudaram de nome, logo e mascote por questões de origem racial.