Mercadinho e padaria no Recife são autuados em flagrante por furto de energia
Energia desviada era de aproximadamente 232.000 kW, o suficiente para abastecer 2 mil famílias durante 30 dias
Dois estabelecimentos localizados na Ilha de Joana Bezerra, área central do Recife, foram atuados em flagrante por furto de energia. Juntos, os dois comércios desviaram aproximadamente 232.000 kW, o suficiente para o consumo de 2 mil famílias durante 30 dias.
Na ausência do dono do estabelecimento, uma funcionária do Panificadora Pão de Cristo foi levada à delegacia do bairro, onde foi ouvida e liberada, sendo instaurado um inquérito. O advogado do proprietário do estabelecimento negou as acusações citadas.
O outro local autuado foi o Mercadinho do Filho Rony. De acordo com a Neoenergia, o dono foi conduzido à delegacia e liberado após pagamento de fiança. A reportagem da Folha de Pernambuco tentou contato com o estabelecimento, mas não conseguiu.
Conforme constatou a Neoenergia Pernambuco, com apoio da Polícia Militar e do Instituto de Criminalística, os dois locais estavam desviando energia por meio de ligação direta na rede de distribuição, sem passar pelo medidor. A ação é considerada crime e pode implicar em penas previstas no Código Penal Brasileiro.
Leia também
• Mulher é presa e dois adolescentes são apreendidos suspeitos de furtarem pneus no Recife e RMR
• "Não venham perder tempo aqui": Igreja coloca faixa após furto de 10 equipamentos de ar-condicionado
• Supermercado em Barreiros furta energia que abasteceria 1.150 casas em um mês
Segundo a Neoenergia, esse tipo de ligação pode trazer problemas tanto para os proprietários quantos para os clientes, pois a ação não segue nenhuma regra de segurança, podendo ocasionar descargas elétricas no momento da execução e sobrecarga nos equipamentos, levando a incêndios e choques elétricos.
“Quem comete o crime de fazer uma ligação clandestina está sujeito aos riscos de segurança e ainda vai pagar todo o consumo anterior ao ser descoberto. Nesses dois casos, estamos fazendo a cobrança retroativa e regularizamos os dois clientes. Nossas equipes farão o acompanhamento dos dois locais nos próximos meses para garantir que o consumo seja medido, cobrado e pago dentro da normalidade”, afirmou o supervisor de Recuperação de energia da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra.
A distribuidora alertou também que denúncias podem ser feitas através dos canais de atendimento que disponibiliza ao clientes, não sendo necessária a identificação.