Mercosul reduz Tarifa Externa Comum em 10%
O anúncio foi feito pelo chanceler paraguaio, Julio Arriola
Os países do Mercosul concordaram em reduzir a Tarifa Externa Comum (TEC) em 10%, anunciou nesta quarta-feira (20) o chanceler paraguaio, Julio Arriola, no âmbito da reunião de chanceleres do Conselho do Mercado Comum do bloco, que acontece em Assunção.
"O acordo sobre a Tarifa Externa Comum do Mercosul permitirá uma redução de 10% em um universo muito amplo de produtos", disse o representante do Paraguai, que ocupa a presidência pro tempore do bloco.
"É uma decisão histórica, uma decisão essencial para agregar cadeias de valor aos nossos produtos, principalmente em um momento de crise econômica e inflação internacional", comentou o chanceler brasileiro, Carlos Franca.
Leia também
• Complemento de R$ 200 do Auxílio Brasil começa a ser pago em agosto
• Com ouro de Alison dos Santos, Brasil chega a 14 medalhas na história do Mundial de atletismo
• EUA afirma que eleições no Brasil "servem como modelo"
O representante do governo de Jair Bolsonaro ressaltou que a redução da TEC "vai beneficiar a população com os recursos mais baixos da região".
Ele acrescentou que a redução da TEC fará do Mercosul o "bloco mais aberto e integrado do mundo".
"É um passo importante para aumentar a competitividade dos Estados partes e fortalecer os processos produtivos regionais, a fim de promover uma inserção benéfica da produção do Mercosul nas cadeias globais de valor", explicou.