tarifas

Mercosul reduz Tarifa Externa Comum em 10%

O anúncio foi feito pelo chanceler paraguaio, Julio Arriola

Bandeiras do Brasil e MercosulBandeiras do Brasil e Mercosul - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Os países do Mercosul concordaram em reduzir a Tarifa Externa Comum (TEC) em 10%, anunciou nesta quarta-feira (20) o chanceler paraguaio, Julio Arriola, no âmbito da reunião de chanceleres do Conselho do Mercado Comum do bloco, que acontece em Assunção. 

"O acordo sobre a Tarifa Externa Comum do Mercosul permitirá uma redução de 10% em um universo muito amplo de produtos", disse o representante do Paraguai, que ocupa a presidência pro tempore do bloco.

"É uma decisão histórica, uma decisão essencial para agregar cadeias de valor aos nossos produtos, principalmente em um momento de crise econômica e inflação internacional", comentou o chanceler brasileiro, Carlos Franca. 

O representante do governo de Jair Bolsonaro ressaltou que a redução da TEC "vai beneficiar a população com os recursos mais baixos da região". 

Ele acrescentou que a redução da TEC fará do Mercosul o "bloco mais aberto e integrado do mundo". 

"É um passo importante para aumentar a competitividade dos Estados partes e fortalecer os processos produtivos regionais, a fim de promover uma inserção benéfica da produção do Mercosul nas cadeias globais de valor", explicou.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter