Logo Folha de Pernambuco

Tecnologia

Meta avalia exibir anúncios no WhatsApp, em meio a busca por receitas, diz jornal

Conversas sobre a nova medida estão em estágio inicial, afirma FT. Executivo da empresa nega

WhatsApp estuda exibir anúncios para aumentar sua receitaWhatsApp estuda exibir anúncios para aumentar sua receita - Foto: AFP

Em busca de formas de aumentar sua receita, a Meta avalia exibir anúncios no WhatsApp, informou o jornal britânico Financial Times. As discussões sobre o tema ainda estão em estágio inicial e não há decisão sobre o assunto.

De acordo com a ferramenta de análise de dados móveis data.ai, o WhatsApp é a plataforma mais popular da Meta com cerca de 2,23 bilhões de usuários ativos mensais, o que acaba pressionando a empresa a buscar meios para ampliar os ganhos com o aplicativo.

Ao mesmo tempo, há preocupações na companhia de que a nova medida possa causar uma debandada de usuários para apps de conversa rivais, informou o FT.

Ed East, executivo da agência de publicidade Billion Dollar Boy, disse ao jornal britânico que certamente "há muitas oportunidades quando se trata de publicidade no WhatsApp”. Mas ele pondera que, caso o aplicativo passe a exibir anúncios, há risco da estratégia não ser bem aceita pelos usuários.

WhatsApp nega informação
Após divulgação da notícia sobre possível publicidade no WhatsApp pelo FT, o chefe do WhatsApp, Will Cathrcart, afirmou em publicação no X (antigo Twitter) que a informação não é verdadeira: "esta história do FT é falsa. Não estamos fazendo isso", escreveu.

O FT disse que antes de publicar a matéria o WhatsApp não teria contestado a informação, limitando-se a dizer que não há como ter controle sobre todas as conversas que acontecem dentro da empresa, "mas não estamos testando isso, nem trabalhando nisso e não é de forma alguma nosso plano".

´Sem anúncios' era lema do WhatsApp
A frase “Sem anúncios! Sem jogos! Sem truques!" era o lema do WhatsApp. No entanto, tudo indica que o fim dessa posição está próxima. Pessoas próximas afirmaram a FT que a Meta também está analisando se passará a cobrar assinatura para usar o aplicativo de mensagens sem anúncio.

Hoje, o WhatsApp é uma das poucas plataformas sem publicidade. Segundo o FT, se lançado, os anúncios não iriam aparecer nas próprias conversas. Eles teriam uma interface semelhante ao Facebook Messenger e e-mails no Gmail.

A busca para reforçar a receita da empresa acontece em um período de incertezas. Investidores estão preocupados com a nova aposta da Meta na realidade virtual.

Neste ano, a dona do Facebook chegou a demitir milhares de funcionários, o que ajudou a melhor suas perspectivas. Em julho, a empresa reportou o primeiro crescimento da receita de dois dígitos desde 2021.

Veja também

Wall Street fecha em baixa após semana de euforia
Economia

Wall Street fecha em baixa após semana de euforia

Pesquisa da CNI aponta queda na confiança dos empresários industriais
Empresários industriais

Pesquisa da CNI aponta queda na confiança dos empresários industriais

Newsletter