Tecnologia

Meta, dona do Facebook, lança novos óculos de realidade virtual para unir o mundo real ao digital

Aparelho custará em torno de R$ 7.800 e vai permitir reproduzir expressões faciais, como sorrisos e olhares

Quest Pro: Novos óculos de realidade virtual da Meta Quest Pro: Novos óculos de realidade virtual da Meta  - Foto: DIvulgação

A Meta, controladora do Facebook, lançou nesta semana o seu novo óculos de realidade virtual, o Quest Pro, cuja proposta é unir o mundo real ao digital. Vai ser possível identificar expressões pelos movimentos dos olhos e do rosto da pessoa, como um sorriso e contato visual, e o avatar no mundo virtual reproduzir estes detalhes.

Isso é possível, de acordo com a empresa, porque o aparelho possui sensores de alta resolução e qualidade e com rastreamento ocular e de expressões faciais naturais.

Os novos aparelhos começarão a ser vendido a partir de 25 de outubro e já está disponível para pré-venda em alguns países, mas o Brasil não é um deles. Aqui, vai custar em torno de R$ 7.800.

Além disso, as lentes são 40% mais finas que a geração anterior e se encaixa na cabeça com um suporte de plástico, em vez das alças de pano do antigo modelo. O dispositivo também passa a contar com uma base para carregamento da bateria.

A empresa também mudou o visual dos controles usados para navegar em plataformas imersivas. Eles ganharam câmeras que rastreiam os movimentos e pontas semelhantes às de canetas Stylus para usuários escreverem e desenharem com mais precisão nos ambientes virtuais.

Os óculos têm 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento e o processador XR2 Plus, da Qualcomm. A Meta diz que o componente tem um desempenho 50% melhor do que o XR2 usado no Quest 2.

Outro anúncio foi que a Meta está desenvolvendo uma versão de celulares e computadores de sua plataforma imersiva Horizon Worlds para que os usuários possam interagir com amigos à distância que não tenham um dispositivo de realidade virtual.

Veja também

Como o Mickey 'paraguaio' se tornou um sucesso que nem a Disney conseguiu conter
NEGÓCIOS

Como o Mickey 'paraguaio' se tornou um sucesso que nem a Disney conseguiu conter

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed
bolsa de valores

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed

Newsletter