Meta encerrará o serviço de notícias do Facebook nos maiores mercados da Europa
Empresa informa que os acordos com editores no Reino Unido, Alemanha e França seriam honrados 'até expirarem'
A Meta Platforms planeja parar de promover conteúdo de notícias para pessoas em três grandes países europeus, o mais recente sinal de que a gigante das redes sociais está tentando deixar o setor para trás.
A companhia vai "descontinuar" a guia de notícias - um recurso do Facebook que exibe com destaque material de notícias - para usuários do Reino Unido, Alemanha e França.
"Sabemos que as pessoas não acessam o Facebook para ver notícias e conteúdo político - elas acessam para se conectar com pessoas e descobrir novas oportunidades, paixões e interesses", escreveu a empresa em um post de blog não assinado na terça-feira.
Leia também
• IPhone 15 terá borda infinita verdadeira; entenda
• Meta lança aplicativo do WhatsApp para Mac que permite videochamada com até 8 pessoas
• Meta elimina milhares de contas de propaganda chinesa
Nos últimos anos, o Facebook se afastou da mídia de notícias ao mudar radicalmente seus negócios para se concentrar na realidade virtual e competir com a crescente popularidade do TikTok.
A Meta também entrou em conflito com os editores sobre como eles são remunerados e está bloqueando material de notícias no Canadá depois que o governo aprovou uma lei que exige que as empresas de tecnologia paguem aos provedores de notícias.
Na postagem do blog, a Meta disse que seus acordos existentes com editores no Reino Unido, Alemanha e França seriam honrados "até expirarem".