Consumidor

Metade dos consumidores brasileiros estão comprando on-line

Sestudo Google/IPSOS, 71% vão pesquisar primeiro no digital para comprar itens para o Natal

Compras onlineCompras online - Foto: Luna Markman/Portal FolhaPE

O mundo virtual se tornou parte da rotina das pessoas e a pandemia provocada pelo novo coronavírus impôs isso com a antecipação de ferramentas digitais no meio empresarial e também no momento de realizar alguma compra. Segundo uma pesquisa do Ipsos, encomendada pelo Google Brasil, sobre o consumo no período de pandemia, 50% dos brasileiros afirmaram que continuam comprando online a maioria dos itens, enquanto 42% afirmaram que já vão às lojas físicas concluir a compra. Já para buscar informações dos itens, 71% estão fazendo de forma virtual, enquanto 29% pretendem sair de casa para pesquisar antes da compra.

O levantamento encomendado pelo Google mostra ainda que a intensão do brasileiro é de evitar aglomerações para as compras de fim de ano. 61% pretendem se planejar para evitar multidões nas compras físicas, enquanto 54% irão optar pela compra online. 

Segundo o gerente de vendas do Google Customer Solutions no Brasil, Edson Souza Junior, a tecnologia permitiu um avanço que não era esperado para este ano, mudando o comportamento do consumidor. “É como se tivesse avançado 10 anos em seis meses, temos 10 milhões de novos compradores, só no Brasil. Levou um bom tempo para um salto como esse e fizemos em meses. Os dois principais atributos da compra online são de que é seguro e vale a pena. Anteriormente eram questionados, com a experiência e frequência aumentando, percebeu que é seguro, chega em casa, tem formas de pagamento e vale a pena, tem uma conveniência”, disse. 

De acordo com a pesquisa do Ipsos, mais da metade dos brasileiros preferem as promoções durante as compras de Natal. 67% deles afirmam ter uma expectativa de descontos no período. “Com as expectativas do consumidor, o preço é importante, esperam promoções por parte das lojas, mostrando que o brasileiro gosta de economizar. Além disso, o parcelamento é uma das opções mais buscadas, juntamente com o frete grátis.”, afirmou Edson. 

O gerente do Google aponta ainda para a importância das empresas entenderem cada momento que se passa, para adotar estratégias corretas. “O que as empresas podem fazer é entender a estratégia comercial com produtos e serviços para cada momento. Vivemos uma jornada e é importante que as empresas se conectem com o que tem mais demanda no momento. Frete grátis e uma expectativa alta do consumidor, esperando bons preços e promoções em datas comemorativas”, declarou.

O executivo do Google também aponta a importância de se digitalizar, para que esteja atenta nas mudanças do mercado. “A dica é que o empreendedor esteja presente, seja útil, e rápido. O Google Meu Negócio consegue colocar o lugar no mapa e na busca. É preciso ser útil, oferecendo o que o cliente precisa de forma mais rápida e fácil, qual a necessidade que a empresa resolve, e ele pode ser eficiente”, destacou. 

Veja também

Bukele e Elon Musk conversam sobre IA em reunião sobre tecnologia nos EUA
Elon Musk

Bukele e Elon Musk conversam sobre IA em reunião sobre tecnologia nos EUA

Curso gratuito de TI: Junior Achievement e Google oferecem 500 vagas em Pernambuco
concursos

Curso gratuito de TI: Junior Achievement e Google oferecem 500 vagas em Pernambuco

Newsletter