Logo Folha de Pernambuco

FÁBRICA

Metalúrgicos da General Motors de São Paulo encerram greve após 17 dias

Segundo sindicato, houve acordo com a montadora para pagamento dos dias parados

General MotorsGeneral Motors - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Depois de 17 dias de greve, os metalúrgicos da General Motors suspenderam a paralisação e retornaram ao trabalho nesta quarta-feira após acordo com a montadora. Ficou acertado o pagamento dos dias parados para todos na fábrica e licença remunerada para quem havia sido demitido. As negociações aconteceram entre a montadora e os sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes.

Também foi aprovado aviso permanente de greve e caso a empresa não cumpra o acordo aprovado, a paralisação será retomada, informou o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. As negociações continuarão nos próximos dias para discutir alternativas que evitem futuras demissões.

A GM já havia se comprometido a cancelar as 1.244 demissões nas três fábricas, obedecendo à determinação judicial. Mas, segundo o sindicato, descontou os dias parados durante a greve. Também estava descumprindo o acordo de layoff, que garante a estabilidade no emprego para todos da fábrica de São José dos Campos até maio de 2024, informou a entidade.

O cancelamento das demissões foi determinado, por meio de liminar, pelos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT da 2ª e 15ª) e pelo Tribunal Superior do Trabalho. Uma audiência de conciliação estava prevista para hoje no TRT, mas foi cancelada, em razão do acordo aprovado na assembleia.

A GM tem 12 mil trabalhadores no estado de São Paulo.

Veja também

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour
CARNES DO MERCOSUL

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

Espanha multa cinco companhias aéreas de baixo custo por práticas abusivas
AVIAÇÃO

Espanha multa cinco companhias aéreas de baixo custo por práticas abusivas

Newsletter