Moda

México questiona empresa chinesa Shein por comercializar desenho maia

A Shein ofereceu em seu site uma blusa com elementos da cultura maia por 7 dólares; O governo mexicano alega que a ação desvaloriza o trabalho de artesões do país

SheinShein - Foto: Jade Gao / AFP

O México pediu à empresa chinesa Shein, gigante da moda de baixo custo, uma explicação para a comercialização de um desenho feito por artesãs maias, informou o Ministério da Cultura na quarta-feira (20).

O governo mexicano "enviou uma carta à empresa de moda Shein, na qual pede uma explicação pública sobre as razões pelas quais a propriedade coletiva é comercializada e privatizada", disse a instituição. 

A empresa fez "uso de elementos culturais cuja origem está totalmente documentada", continuou. 

A Shein ofereceu em seu site uma blusa que descreve como uma "Blusa com estampa floral" por 7 dólares

“Esse tipo de ação desfavorece o trabalho artesanal em relação ao realizado de forma massiva e industrial, afetando a economia dos transportadores e criadores originários, neste caso, localizados nas comunidades maias”, diz a carta do secretário da Cultura.

Anteriormente, a marca de artesanato YucaChulas mostrou em suas redes sociais que a peça, com exceção das bordas da gola, mangas e acabamento dos laços finais, corresponde a uma que fez em 2017.

"Blusas curtas ou huipiles, como esta, são feitas em várias comunidades maias nos estados de Yucatán, Campeche e Quintana Roo (leste do México) como parte da identidade desse povo maia e como alternativa econômica para sua subsistência diária" , argumentou a instituição.

Veja também

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês
Dólar

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee
Falha no sistema

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Newsletter