inflação

Milhões de britânicos pulam refeições devido à inflação, aponta pesquisa

Inflação no país cresceu 10% no mês de Setembro

Inflação acelera no Reino Unido e alcança 10,1% em setembroInflação acelera no Reino Unido e alcança 10,1% em setembro - Foto: Florian Cazeres / AFP

Milhões de britânicos estão pulando refeições por causa do aumento dos preços no Reino Unido, particularmente os dos alimentos, que elevaram a inflação anual para mais de 10% no mês passado no país, indica uma pesquisa da Which? divulgada nesta quinta-feira.

Metade dos lares britânicos reduziram o número de refeições, aponta a pesquisa, que ouviu cerca de 3 mil pessoas. Uma proporção semelhante disse que é difícil ter uma alimentação saudável em comparação com antes da crise, e que opta por refeições prontas, para reduzir o uso de gás ou eletricidade.

Um total de 80% das pessoas entrevistadas disseram que enfrentam dificuldade econômica. Muitas passaram a comprar apenas o essencial.

A associação britânica de defesa do consumidor alertou nesta quarta-feira que milhões de lares britânicos correm o risco de entrar em situação de pobreza energética e de não poderem se aquecer no inverno. O novo ministro das Finanças, Jeremy Hunt, reduziu o auxílio energético aos lares para seis meses, em vez de dois anos, diante do disparo dos preços do gás em um ano, principalmente desde a invasão da Ucrânia pela Rússia.

De 10,1% ao ano em setembro, a inflação britânica é a mais alta entre os países do G7, e a mais elevada em 40 anos.

Veja também

PIB da Alemanha pode ter estagnação ou leve contração no 3º trimestre, avalia Bundesbank
alemanha

PIB da Alemanha pode ter estagnação ou leve contração no 3º trimestre, avalia Bundesbank

Meta, Spotify e outras empresas de tecnologia pedem esclarecimentos à UE sobre normas para IA
TECNOLOGIA

Meta, Spotify e outras empresas de tecnologia pedem esclarecimentos à UE sobre normas para IA

Newsletter