vaca louca

Ministério da Agricultura investiga suspeita de caso de vaca louca no Pará

Governo afirmou que caso está sendo avaliado em laboratório e que 'todas as medidas estão sendo tomadas'

Vacinação para animaisVacinação para animais - Foto: Arquivo/ Agência Brasil

O Ministério da Agricultura afirmou nesta segunda-feira (20) que está investigando um possível caso de doença de vaca louca e que "todas as medidas estão sendo adotadas". De acordo com a pasta, a suspeita está em análise laboratorial e o resultado saíra na quarta-feira.

O caso foi antecipado pelo jornal Valor Econômico. De acordo com a publicação, o animal suspeito foi encontrado no Pará com sinais de morte por encefalopatia espongiforme bovina (EEB), nome técnico da doença.

Segundo o jornal, o animal teria idade avançada (entre sete e oito anos), e por isso há a suspeita de que seja um caso atípico, quando ocorre a mutação em um único animal. Nos casos clássicos, o animal é contaminado por causa de sua alimentação, e por isso pode afetar mais de um bovino por vez.

Em setembro de 2021, o governo federal suspendeu as exportações de carne bovina para a China após a identificação de dois casos atípicos da doença, devido a um protocolo com o país asiático. A situação foi normalizada três meses depois.

Veja também

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed
bolsa de valores

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas
ECONOMIA

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas

Newsletter