EXPORTAÇÃO

Ministério da Agricultura quer ampliar exportações de carne para União Africana

Iniciativa partiu de um pedido do próprio presidente Lula

Carlos FávaroCarlos Fávaro - Foto: reprodução/Ministério da Agricultura

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse que a pasta vai dedicar esforços para expandir o mercado de carnes para a União Africana. A declaração foi feita ontem, 23, durante evento em Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso, informou o ministério.

Segundo a pasta, a iniciativa partiu de um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que identificou a oportunidade comercial com a região durante os encontros bilaterais com líderes dos países africanos. Lula viajou neste mês para o continente africano, com compromissos no Egito e na Etiópia.

"O ministro Carlos Fávaro explicou que a abertura de novos mercados gera demanda para exportação de produtos, abre novos negócios e reflete de forma positiva na economia brasileira", disse o ministério em nota divulgada neste sábado, 24.

De acordo com a pasta, somente em 2024, o Brasil já abriu 15 novos mercados. Em 2023, foram 78 aberturas em 39 países, superando os números dos últimos quatro anos. Entre os destaques está a comercialização para as carnes bovina e suína brasileiras para o México e República Dominicana, respectivamente. Também foi aberta a possibilidade de comercialização do algodão brasileiro no Egito e frutos de mamão papaya no Chile, disse o ministério.

Veja também

iPhone 16 da Apple chega a lojas de 60 países hoje sem recursos de IA
TECNOLOGIA

iPhone 16 da Apple chega a lojas de 60 países hoje sem recursos de IA

Superintendência do Cade aprova venda de parte do capital da Financeira BRB
ECONOMIA

Superintendência do Cade aprova venda de parte do capital da Financeira BRB

Newsletter