Logo Folha de Pernambuco

Pirataria

Ministérios da Economia e da Justiça firmam acordo contra pirataria

Eles desenvolverão ações no comércio eletrônico

Ministérios da Economia e da Justiça e Segurança Pública firmaram nesta quarta-feira (13), em Brasília, acordo de cooperação técnica para estimular o combate à piratariaMinistérios da Economia e da Justiça e Segurança Pública firmaram nesta quarta-feira (13), em Brasília, acordo de cooperação técnica para estimular o combate à pirataria - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os Ministérios da Economia e da Justiça e Segurança Pública firmaram nesta quarta-feira (13), em Brasília, acordo de cooperação técnica para estimular o combate à pirataria. Por meio da parceria, as duas pastas pretendem desenvolver ações conjuntas na área.

A parceria foi assinada pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia e o Conselho Nacional de Combate à Pirataria, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O foco das ações será o combate à pirataria de bens e de serviços, inclusive na comercialização dos produtos vendidos no comércio eletrônico.

Leia também

• Alckmin tenta influenciar programa econômico de Lula com pauta contra a burocracia


Outro eixo das ações será a conscientização do mercado sobre os prejuízos provocados pela pirataria contra os direitos de propriedade intelectual. Durante a assinatura do acordo, foi lançada a Cartilha Boas Práticas E-Commerce, que pretende orientar as plataformas de comércio eletrônico a promoverem um ambiente confiável para a compra e venda de produtos pela internet.

Plano contra pirataria
O acordo foi celebrado durante a segunda reunião ordinária do Conselho Nacional de Combate à Pirataria de 2022. As próximas etapas envolvem a coordenação conjunta da execução do Plano Nacional de Combate à Pirataria (PNCP) de 2022 a 2025 e do Plano de Ação 2021-2023 da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (Enpi). Os dois ministérios pretendem acompanhar o cumprimento das metas para os projetos conjuntos.

Também estão previstas a troca de informações e o compartilhamento de dados constante entre a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade, do Ministério da Economia, o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça.

Veja também

Newsletter