Logo Folha de Pernambuco

PREÇO

Ministro de Minas e Energia orienta Aneel a liberar bônus de Itaipu para aliviar contas de luz

Medida pode fazer ano fechar com preços dentro da meta

 Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) - Foto: Aneel/Divulgação

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou um ofício nesta sexta-feira orientando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a liberar o bônus de Itaipu, no valor de R$ 1,3 bilhão, diretamente para contas de luz como forma de aliviar as tarifas.

Se o bônus for liberado, a medida deve faz as contas caírem apenas em dezembro, o que deve fazer o IPCA fechar o ano dentro do limite da meta de 4,5%.

A Aneel retoma nesta terça-feira a discussão sobre a distribuição do bônus na conta de luz. O processo estava suspenso a pedido do Ministério de Minas e Energia, que avaliou destinar os recursos para a população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul, em abril e maio.

O relator do processo, Ricardo Tilli enviou um ofício solicitando um posicionamento do MME em outubro. No ofício que O Globo teve acesso e foi enviado nesta sexta à Aneel, Silveira destaca a importância da medida para o controle da inflação.

“O valor do repasse, superior a R$ 1,3 bilhão, representa recurso importante que pode ser destinado à modicidade tarifária dos consumidores de energia elétrica com reflexo na capacidade de pagamento das famílias e no controle da inflação”, escreveu.

O ministro ainda solicita uma “avaliação criteriosa” sobre a decisão de qual bandeira tarifária será escolhida para os próximos meses, “considerando que houve configuração do período úmido, com melhora no nível de armazenamento dos reservatórios”.

Nesta quinta-feira, técnicos do Ministério da Fazenda afirmaram que o governo federal tem a expectativa de que as contas de luz tenham bandeira verde em dezembro, ou seja, sem a cobrança adicional.

Pelo ofício, Silveira observou que a conta de luz foi uma das principais responsáveis pela subida da inflação no último mês.

“A título de exemplo, em outubro de 2024, o subitem que mais influenciou a inflação foi a energia elétrica, dentro do grupo “habitação”, com contribuição de 0,20% na inflação total medida de 0,56%”.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter