Ministro determina apuração das causas do apagão que deixou estados de todas as regiões sem energia
Há relatos de falta de energia em todas as unidades federativas, exceto o DF
O ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira determinou a apuração das causas do apagão que deixou quase todos os estados do Brasil sem energia. Há relatos de falta de energia em Pernambuco e outros 24 estados de todas as regiões, além do Distrito Federal.
Segundo o governo federal, o ministro também ordenou a criação de uma sala de situação, bem como acompanha o processo de retomada do abastecimento, que ainda não ocorreu de forma plena.
"A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível", afirma nota do governo.
Leia também
• Apagão de energia é o maior do país desde 2009; relembre outros blecautes
• Abertura de interligação causou apagão em Pernambuco, 23 estados e Distrito Federal, diz ONS
• Apagão deixa o Recife, cidades de Pernambuco e mais de 20 estados sem energia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que a falta de energia é "evento de grande porte".
Até o momento, se sabe que o apagão foi causado pela abertura da interligação Norte/Sudeste, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Os motivos dessa ocorrência estão sendo apurados. Estados das regiãões Sudeste e Centro-Oeste também foram afetados.
A interrupção da rede de operação chegou a 16 mil MW nos estados do Norte e Nordeste, segundo o ONS. A abertura da interligação aconteceu às 8h31. Às 8h40, a rede alcançou mínimo de 54.383,7 MW, segundo dados do operador.
"A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos", explicou o ONS.