Logo Folha de Pernambuco

Iene

Moeda japonesa registra menor cotação em relação ao dólar desde 1990

Um dólar equivale, hoje, a quase 150 ienes

IeneIene - Foto: Maccabee, por Pixabay

A moeda japonesa registrou cotação nesta quinta-feira (20) de quase 150 ienes por um dólar, o menor nível desde 1990, uma consequência do contraste entre a flexibilização monetária no Japão e os aumentos agressivos das taxas de juros nos Estados Unidos.

Às 7h40 GMT (4h40 de Brasília), um dólar era negociado a 149,92 ienes. A moeda japonesa está em desvalorização desde fevereiro devido à política monetária expansionista aplicada pelo Banco do Japão, que mantém suas taxas próximas de zero para tentar assegurar o crescimento da terceira maior economia do mundo.

O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), no entanto, aplica uma política monetária restritiva com o aumento das taxas de juros para tentar frear a inflação provocada, entre outros fatores, pela guerra na Ucrânia.

Os analistas acreditam que a moeda japonesa permanecerá em queda com a divergência das políticas monetárias. O Fed provavelmente adotará aumentos mais drásticos das taxas de juros caso a inflação avance mais rápido que o previsto.

Diante da queda do iene, muitos especulam sobre uma nova intervenção do governo japonês no mercado cambial, após uma ação no fim de setembro - que analistas calcularam em quase 20 bilhões de dólares.

O ministro das Finanças, Shunichi Suzuki, declarou nesta quinta-feira que as flutuações monetárias no mercado cambial são "absolutamente intoleráveis" e reiterou a possibilidade de que o governo adote uma "resposta adequada" para promover a estabilidade.

Veja também

Conab define banca para novo concurso
Banca

Conab define banca para novo concurso

AGU dá 72h para Meta explicar medidas para proteger direitos em redes no Brasil
META

AGU dá 72h para Meta explicar medidas para proteger direitos em redes no Brasil

Newsletter