Logo Folha de Pernambuco

Moeda alternativa

Moeda para o Brics é viável, mas é necessário muito investimento, diz FMI

Nigel Chalk, diretor do Fundo, disse ainda estar 'impressionado, favoravelmente, com o ajuste fiscal que está se desenhando no médio prazo

Nigel Chalk, diretor do FMINigel Chalk, diretor do FMI - Foto: Mandel Ngan/ AFP

O diretor adjunto do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), Nigel Chalk, comentou nesta quinta-feira (13) a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que defende uma moeda alternativa ao dólar para comércio entre países do Brics.

Para ele, essa é uma possibilidade viável, mas considera que é necessário muito investimento, ressaltando ser muito difícil se afastar desse “ecossistema”.

“Para que uma moeda seja utilizável, tanto no comércio quanto nas finanças, é necessário que haja muitos fundamentos institucionais que apoiem isso. É preciso ter mercados financeiros relativamente profundos e líquidos e ter a capacidade de disponibilidade de financiamento em dólares para fornecer recursos para o comércio”, comentou.

Em entrevista na sede do Fundo, em Washington, Chalk apresentou o cenário econômico da América Latina em 2023, que deve recuar para 1,6% neste ano, após atingir 4% em 2022. Ainda em relação ao Brasil, o diretor disse estar impressionado, favoravelmente, com o ajuste fiscal que está se desenhando no médio prazo.

Haddad sobre fim de isenção a e-commerces: 'Ninguém está pensando em aumentar impostos'

“Acho que isso dá um bom equilíbrio. É ambicioso, mas acho que também está consciente das necessidades sociais do país. Equilibrar essas duas coisas é muito importante”, comentou.

Chalk observa que há um esforço mais amplo para revisitar toda a estrutura fiscal e institucional em termos de regras fiscais. “O que podemos ver é que as ideias ainda estão evoluindo por lá (Brasil). Quero dizer, vimos algumas propostas e estamos analisando-as. Teremos uma discussão mais detalhada”, afirmou.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter