Logo Folha de Pernambuco

moedas globais

Moedas globais: dólar avança ante divisas fortes, à espera de decisões de BCs na semana

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 154,01 ienes

Dólar avança ante divisas fortes, à espera de decisões de BCs na semanaDólar avança ante divisas fortes, à espera de decisões de BCs na semana - Foto: Freepik/Reprodução

O dólar se valorizou ante outras moedas principais, como o iene, o euro e a libra.

Em dia de agenda modesta, havia expectativa por decisões importantes na política monetária global nesta semana, com decisões do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) e do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês).

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 154,01 ienes, o euro recuava a US$ 1,0826 e a libra tinha baixa a US$ 1,2866. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, registrou alta de 0,24%, a 104,564 pontos.

O dólar ampliou ganhos ainda pela manhã, em quadro de certa cautela que favorecia a demanda pela divisa. O mercado se posicionava para as decisões de juros.

Na avaliação do BBH, indicadores firmes recentes sugerem que o mercado ainda está excessivamente otimista quanto às perspectivas de velocidade no ciclo de relaxamento monetário pelo Fed.

O ING, por sua vez, diz que o BoJ deve elevar juros em 15 pontos-base, esperando também corte de 25 pontos-base pelo BOE. Já o Fed deve manter juros agora, mas sinalizar para um corte em setembro, acredita o banco holandês. Ele espera que o euro avance um pouco em relação ao dólar nesta semana, enquanto o iene deve se sair bem e a libra deve desvalorizar, diante do reposicionamento na política monetária global.

Sobre o iene, o Rabobank acredita que as autoridades do Japão estão satisfeitas com a queda recente do dólar frente à divisa japonesa, após aparentes intervenções cambiais de Tóquio desde 11 de julho.

Nas últimas sessões, o dólar e o iene parecem em quadro mais de consolidação, à espera da decisão do BoJ. Segundo o Rabobank, apesar de alguns apostarem em alta nesta semana, a maioria no mercado ainda acredita em manutenção dos juros agora.

Veja também

Programa BNDES Fundo Clima aprova, em 7 meses, 2,5 vezes valor aprovado em toda sua história
clima

Programa BNDES Fundo Clima aprova, em 7 meses, 2,5 vezes valor aprovado em toda sua história

Lula aceitou que medidas fiscais sejam estruturais, mas PT quer que atinjam "andar de cima"
medidas fiscais

Lula aceitou que medidas fiscais sejam estruturais, mas PT quer que atinjam "andar de cima"

Newsletter