BARBIE

Molho para churrasco rosa? Kraft Heinz lança o Barbiecue, versão pink em homenagem à Barbie

Produto será lançado só no Reino Unido e na Espanha, onde a empresa detectou maior interesse. Executivo da multinacional não descarta um "Kenchup"

Além da embalagem, o molho também tem a cor rosaAlém da embalagem, o molho também tem a cor rosa - Foto: Evan Ortiz/Bloomberg

Se você achava que a Barbiemania tinha acabado, pense duas vezes. Nove meses após o lançamento do filme Barbie, que rendeu mais de US$ 1,4 bilhão e se tornou o de maior bilheteria de 2023, a Kraft Heinz fez uma parceria com a Mattel para produzir o molho "Barbiecue".

É uma versão pink de seu clássico barbecue, molho para churrasco e hambúrgueres que é uma obsessão nos Estados Unidos.

E não é cor-de-rosa só na embalagem - que traz ainda o perfil icônico do rosto da boneca com seu rabo-de-cavalo no rótulo. O molho, em si, é pink. Se Margot Robbie tivesse feito um churrasco no filme, o Barbiecue certamente teria tido um lugar de destaque.

A Heinz está lançando o Barbiecue, que é discretamente rotulado no verso do tubo como "Heinz Vegan Mayo with BBQ Sauce", em apenas dois países, Reino Unido e Espanha.

No Reino Unido, o 'Barbiecue' será vendido como uma oferta de edição limitada, com 5 mil frascos disponíveis no site da Heinz a partir desta segunda-feira. Uma outra tiragem limitada do molho será vendida em todo o país nos supermercados Tesco, a partir de quarta-feira, dia 17, e depois no Ocado, o serviço de entrega on-line do Reino Unido, a partir de meados de maio.

Preço de R$ 21,70
No total, a Heinz está produzindo cerca de 105 mil frascos para o Reino Unido. O preço de varejo sugerido é de £ 3,39 (US$ 4,22 ou R$ 21,70) para um frasco squeeze de 415 ml.

Na Espanha, cerca de 12 mil frascos do molho estarão disponíveis em todo o país em 120 lojas de departamento do El Corte Inglés, com alguns brindes on-line, a partir do dia 25 deste mês.

As mercadorias da Barbie estão sumindo das prateleiras desde o lançamento do filme em julho de 2023. As vendas da Mattel cresceram 9,3% no terceiro trimestre de 2023, para US$ 1,92 bilhão, graças, em grande parte, à Barbie. Outros produtos da Barbiemania, como moletons da Gap e Crocs, também tiveram grande procura.

"Nosso relacionamento com a Barbie começou há mais de um ano, antes do lançamento do filme" disse Andre Fernandes, vice-presidente de Crescimento da Kraft Heinz para Europa e Mercados Desenvolvidos do Pacífico.

No entanto, as grandes empresas de alimentos não são conhecidas por agir rapidamente, portanto, somente agora, com o filme já sendo exibido nas telas das companhias aéreas, a Heinz está lançando o Barbiecue.

A empresa começou a testar o interesse nas mídias sociais no fim do verão no hemisfério norte, quando uma publicação no Facebook do Reino Unido gerou 464 mil curtidas e 71 mil comentários.

"Um fã até nos disse que pintaria o cabelo de rosa se déssemos vida ao Barbiecue" contou Fernandes.

Extrato de raiz de beterraba para a cor rosa
Foi então que a Heinz decidiu transformar o molho em realidade, pelo menos por um curto período. O desenvolvimento do produto levou cerca de seis meses.

O ponto de partida da receita, de acordo com Fernandes, vem do hábito dos clientes de misturar o molho Heinz Classic BBQ com a maionese da empresa, e a cor vem do que certamente é uma grande quantidade de extrato de raiz de beterraba.

O resultado é exatamente o que você esperaria: uma pasta espessa e pegajosa que tem quase a consistência de maionese, com um sabor artificial doce de fumaça.

Não descartamos um "Kenchup''
O produto está sendo lançado no Reino Unido e na Espanha porque foi lá que a Heinz viu a resposta mais forte dos clientes após uma enquete nas mídias sociais. Embora atualmente não haja planos de vender o Barbiecue nos Estados Unidos, Fernandes afirmou:

Nunca diríamos nunca para lançá-lo em outros mercados. Já tivemos até pessoas da Austrália pedindo o Barbiecue.

E quanto a outros produtos com o tema Barbie?

"Nunca descartamos um 'Kenchup'". diz Fernandes.

Veja também

Wall Street fecha sem tendência com recorde do Dow Jones
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha sem tendência com recorde do Dow Jones

Juros do cartão de crédito caem e atingem 426,9% ao ano em agosto
crédito

Juros do cartão de crédito caem e atingem 426,9% ao ano em agosto

Newsletter