Logo Folha de Pernambuco

PRIVATIZAÇÃO

Moro diz que Petrobras é uma 'empresa atrasada' e fala em privatizar todos os bancos públicos

Enquanto era juiz da 13ª Vara Federal, de Curitiba, Moro julgou centenas de casos de suspeita de corrupção em contratos com a estatal na Lava-Jato

Sérgio MoroSérgio Moro - Foto: Arquivo

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) disse nesta terça-feira (1) que a Petrobras é uma "empresa atrasada". Em outras oportunidades, o presidenciável já se mostrou a favor de privatizar a estatal. Ao discursar para uma plateia de empresários em São José do Rio Preto (SP), ele afirmou que é a favor de vender para a iniciativa privada, também, todos os bancos públicos, "se for possível".

"A Petrobras teve papel importante para o país, mas é uma empresa atrasada, que ainda vive da exploração do petróleo, um combustível que o resto do mundo já não está mais usando. Hoje estamos discutindo outras formas de energias limpas, mais ambientalmente corretas", disse Moro, segundo o jornal "Folha de S.Paulo".

Enquanto era juiz da 13ª Vara Federal, de Curitiba, Moro julgou centenas de casos de suspeita de corrupção em contratos com a estatal na Lava-Jato.

Ao longo da palestra, que durou cerca de três horas, Moro voltou a falar de privatização e fez referência a bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal: "Cada privatização precisa avaliar o momento, mas meu viés (sobre o assunto) é positivo. O assunto não pode ser um tabu. Outro exemplo são os bancos, a Caixa e o Banco do Brasil. Hoje temos os bancos digitais que deu certo. E estamos presos ao passado. Se for possível privatizar tudo, que se privatize tudo."

Em setembro de 2021, o minsitro da Economia Paulo Guedes também defendeu que Petrobras e Banco do Brasil entrem na fila de privatizações, embora haja resistências no governo federal.

O encontro de Moro em São José do Rio Preto foi patrocinado por uma filial do Grupo Lide, fundado em 2003 pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também pré-candidato à Presidência.

Antes de se reunir com empresários, Moro foi entrevistado por um jornal local, participou de um encontro com pastores evangélicos e de um café da mannã em um hospital. Ele deve fazer um giro pelo interior paulista acompanhado pelo pré-candidato do Podemos ao governo do estado, Arthur do Val.

Veja também

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol
NEGÓCIOS

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU
CONCURSO PÚBLICO

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU

Newsletter