Morre Fernando Leal, um inovador do varejo
Empresário de 92 anos implantou a primeira escada rolante do Norte/Nordeste em 1956, no Magazine Viana Leal
Empresário que trouxe inovação para o varejo em Pernambuco e, como um todo, para o Norte e Nordeste, Fernando Leal faleceu na madrugada da última quarta-feira. Ao deixar um legado de transformação, Fernando se destacou por uma revolução no varejo ao trazer a primeira escada rolante para dentro de uma loja no Norte e Nordeste do Brasil, o Magazine Viana Leal. Aos 92 anos, o empresário faleceu de causas naturais, no Recife.
Ele deixou a esposa, Cecília Leal, de 89 anos, e também cinco filhos (ele teve seis filhos, mas um deles já é falecido), 12 netos e 10 bisnetos. Fernando Leal tinha formação em engenharia civil. Pelo varejo, ele foi diretor da Associação Comercial e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Seu pai, Manoel da Costa Leal, foi o fundador do Magazine Viana Leal. Depois, Fernando assumiu o estabelecimento. Localizado na rua da Palma, no Centro do Recife, a loja ganhou a primeira escada rolante em 1956. Juntamente com seu tio Raul Leal, Fernando comprou a escada por um valor equivalente a duas vezes o capital da empresa. Mas o investimento foi coberto em um ano. A partir da instalação do equipamento, o estabelecimento se tornou quase um ponto de turismo. A escada rolante foi a primeira de Pernambuco e a segunda da América Latina. A outra ficava em uma galeria localizada em São Paulo.
Leia também
• Com a reabertura do comércio, ruas do Centro serão sanitizadas
• EUA não têm planos agora para acordo de livre-comércio com o Brasil, diz auxiliar de Trump
• Centro do Recife registra movimentação intensa no primeiro dia de liberação das lojas de varejo
Seu filho, Fred Leal, vice-presidente da Fecomércio-PE, diretor da CDL e presidente do Sindilojas, contou o legado do seu pai. “Ele trouxe uma revolução para o varejo. É como se fosse o início de um shopping. Vinham pessoas do Norte e Nordeste para andar na escada rolante. Foi um marco impressionante”, destacou seu filho, ao complementar que ele cumpriu a missão dele. “Acredito que o isolamento fez ele sentir muito a vida porque a família era muito importante e estávamos sem poder nos reunir. Mas ele foi tranquilo, na paz”, acrescentou Fred.
Amigo e admirador, o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL-PE), Eduardo Catão, disse que Fernando Leal era um inovador. “Ele foi um homem que começou a modernizar o varejo em Pernambuco. A loja do Centro se tornou famosa por causa dele. Foi um desbravador e uma pessoa do bem que adorava fazer amigos, com muita simpatia”, contou Catão.
O Sistema Fecomércio-PE lamentou o falecimento do empresário, ressaltando que ele foi pioneiro na implementação do modelo de magazine no Nordeste, introduzindo diversos conceitos de venda que perduram até hoje. “Nossos sentimentos à família e amigos deste grande empreendedor pernambucano, pai do 1° vice-presidente da Fecomércio-PE, Frederico Leal”, disse o Sistema, por meio de nota.