Luto

Morre Itamar Serpa Fernandes, fundador da Embelleze, aos 82 anos

Empresário também foi vereador e deputado federal. Notícia foi confirmada nas redes sociais da empresa, sem mencionar causa da morte

Fundador da Embelleze, Itamar Serpa Fernandes, morre aos 82 anos Fundador da Embelleze, Itamar Serpa Fernandes, morre aos 82 anos  - Foto: Reprodução/Instagram

O empresário e fundador da Embelleze, Itamar Serpa Fernandes, morreu na noite desta terça-feira, aos 82 anos. Serpa também foi vereador de Nova Iguaçu no período de 1989 a 1994 e deputado federal do Rio entre 1995 e 2007. Sua morte foi confirmada pelas suas redes sociais e da Embelleze, sem menção à causa.

“Exemplo em tudo o que fez, foi um grande pai, amigo e empresário. Tinha como missão principal transformar vidas”, diz trecho do anuncio publicado no Instagram da Embelleze.

Itamar nasceu em Vitória, no Espírito Santo, e, antes de construir a empresa de beleza, foi cobrador de ônibus, office boy e chegou a dar aulas. O empresário trabalhou também na multinacional Bayer e foi aprovado no vestibular para estudar química.

A fundação da Embelleze aconteceu quando Serpa estava no último período da faculdade, no dia 8 de março de 1969. A data da fundação foi lembrada por Serpa em entrevista à Forbes como uma grata coincidência, já que é o mesmo dia escolhido para celebrar as mulheres, público-alvo da empresa.

Serpa gostava de sempre destacar o foco da marca nas mulheres e em como os produtos da Embelleze contemplam a diversidade da beleza brasileira.

Em 1977, a empresa lançou as linhas Natucor, Novex e Maxton. Já em 1990, ganhou uma revista chamada de Embelleze. Em conversa com a Forbes, Serpa contou que esse foi o motivo de rebatizar o nome da empresa. “O nome da revista ficou tão forte que decidi rebatizar a empresa.”

Veja ranking: Índice de 'passaporte mais poderoso do mundo' tem novo líder

Com a consolidação da marca no Brasil, o empresário levou a companhia para mais de 50 países e criou, em 1998, o Instituto Embelleze, que oferece cursos de manicure, cabeleireiro e barbeiro. O instituto já formou mais de dois milhões de profissionais.

O empresário deixa quatro filhos. Além da empresa e de familiares, artistas como a atriz Tatá Werneck, que era embaixadora da marca Maxton, e a empresária Monique Elias, que foi casada com Itamar por 12 anos, lamentaram sua morte nas redes sociais.

Veja também

Ações no STF contra Reforma da Previdência põem R$ 206 bi em risco para União
Julgamento

Ações no STF contra Reforma da Previdência põem R$ 206 bi em risco para União

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor
Taxa de juros

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor

Newsletter