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Motorola lança conta digital para usuários de celulares da marca

Serviço ganhou o nome de Dimo e permite de transferências via PIX até pagamento de contas

Motorola está lançando conta digital para usuários da marcaMotorola está lançando conta digital para usuários da marca - Foto: Divulgação

Na tendência de empresas que estão incluindo a oferta de produtos financeiros a seus clientes, a Motorola está lançando nesta segunda-feira (5) sua conta digital. O serviço, chamado de Dimo, permite que os usuários do smartphone façam pagamento de contas e boletos, transferências por PIX e TED, portabilidade de salário, recarga de celular, saque no Banco24Horas e antecipação do saque-aniversário do FGTS.

"A conta digital Dimo nasce integrada ao smartphone com toda segurança. É uma iniciativa que proporciona inclusão digital financeira, sem cobrança de taxas de manutenção" diz Renato Arradi, diretor de Serviços Digitais da Motorola.

Segundo a empresa, o Brasil é o primeiro país do mundo a lançar uma solução de conta bancária da Motorola. O Dimo já nasce com 30 mil clientes. Eles participaram da fase de testes do projeto, com duração de um ano. O serviço, inicialmente exclusivo para os usuários da marca já vem instalado ao celular, mas também pode ser acessado pela plataforma Hello You, que reúne as novidades da marca, sem precisar baixar o aplicativo.

Os clientes Dimo que mudarem de smartphone, poderão continuar utilizando a conta a partir do download do aplicativo Dimo disponível na Play Store para todos smartphones Android versão 10 ou superior. Mas a abertura da conta só é possível num smartphone Motorola.

Além das funcionalidades da conta corrente, os usuários têm direito a um cartão de débito Visa. Através do Dimo, é possível permite fazer pagamentos utilizando a carteira do Google, aplicativo para smartphones com sistema operacional Android. Pagamentos no Google Pay realizados com o cartão Dimo vao oferecer cashback (retorno de uma parte do pagamento).

A Motorola explica que o serviço está baseado em plataforma de segurança avançada, que prevê diversos níveis de autenticação do usuário. Isso inclui acesso com biometria e senhas, transações criptografadas e armazenamento de dados anonimizados.

A empresa vai lançar em breve o sistema Motosafe para esta conta digital. Através dele, o usuário poderá pedir o bloqueio do telefone pela central de atendimento da marca caso tenha sido roubado ou perdido o aparelho.

A conta digital será disponibilizada nos aparelhos Motorola em fases. Os primeiros a receber serão os smartphones a partir da versão do Android 10.

Com o avanço das tecnologias e a digitalização dos serviços financeiros, diversas empresas, de diferentes ramos de atuação, estão oferecendo serviços bancários, sem ter que, para isso, tornar-se banco. Empresas como Natura e Totvs, de tecnologia, já entraram nessa onda. Na prática, dizem os especialistas, os serviços bancários estão virando commodities e se tornando um novo modelo de negócios

Essa tendência se chama Bank as a Service (do inglês, banco como serviço) e vem crescendo no Brasil. As chamadas infratechs (start-ups que oferecem esse tipo de infraestrutura financeira) e até mesmo os grandes bancos estão acelerando a oferta desses serviços .

No caso da Motorola, a Dimo usa como base a plataforma de banking as a service, da Jazz Tech em conjunto com o Banco Arbi. O Arbi é uma instituição “agnóstica”, cujos produtos não têm sua marca. A Jazz oferece a tecnologia, e o Arbi entra com os produtos financeiros, que levam a marca da companhia interessada.

A vantagem para as empresas que não são instituições financeiras é que elas não precisam passar pelas regulações do Banco Central para oferecer este tipo de serviço. São os provedores que têm as autorizações necessárias para a operação, além de regras de compliance, que devem ser respeitadas. Para o BC, as empresas que oferecem serviços financeiros, sem ser do setor, funcionam como instituições de pagamento.

Pesquisa da plataforma de tecnologia Dock mostra que o mercado de bancos como serviço tem potencial para movimentar US$ 16 bilhões na América Latina nos próximos anos.

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