Logo Folha de Pernambuco

Coluna Movimento Econômico

Barragem estratégica para cadeia do H2V será viabilizada por PPP

Assim como a energia, a água é um insumo básico para a eletrólise do hidrogênio verde

Adutora do AgresteAdutora do Agreste - Foto: Foto: Dênio Simões/ MDR

Em meio ao anúncio do programa Águas de Pernambuco, realizado ontem pela governadora Raquel Lyra, com aporte de R$ 6,1 bilhões, uma notícia escapou das manchetes: a construção da Barragem do Engenho Maranhão por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), que deve ser formalizada em 2025. O projeto encontra-se em estágio avançado de estudos no BNDES.

A Barragem do Engenho Maranhão é altamente estratégica para a nova economia, não só porque terá o dobro da capacidade de Pirapama, que pode acumular 55,2 milhões de m³, mas porque tende a servir às novas indústrias do hidrogênio verde (h2v). Essa obra consiste na reserva hídrica que o Complexo de Suape disporá para atender os futuros projetos de H2V.

Assim como a energia, a água é um insumo básico para a eletrólise do hidrogênio verde. E garanti-la é fundamental para que o estado possa atrair futuros investimentos não só de empresas que vão gerar o H2V, mas de outras indústrias que tendem a ser atraídas por ele, num processo de adensamento da cadeia.

O Sistema Adutor da Barragem Engenho Maranhão também irá beneficiar o Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Atualmente, os dois municípios são atendidos por diversos sistemas integrados e isolados. O Cabo de Santo Agostinho é abastecido pelos sistemas integrados de Suape, Pirapama e Gurjáu, enquanto o município de Ipojuca é abastecido apenas pelo integrado Suape e por um sistema isolado.  A obra será erguida no rio Ipojuca.
 
FEEF
Nesta quinta-feira (17), o Presidente da Fiepe, Bruno Veloso, promove almoço na Casa da Indústria. Presença confirmada, a governadora Raquel Lyra deve anunciar novidades em torno do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal.

Boris
O médico e empresário Boris Berenstein lança sua autobiografia intitulada “O raio X de Boris Berenstein - A realidade foi maior que o sonho”, escrito em conjunto com a jornalista Mona Lisa Dourado. No livro, Boris Berenstein revela detalhes de como construiu seu negócio na área de medicina diagnóstica e as iniciativas Projeto Rumo e a Escola F. O lançamento será nesta quinta (18), às 17hs, na Livraria Jaqueira, no Bairro do Recife.

RPPN Sob ameaça
Embora seja a maior reserva de Mata Atlântica, ao norte da Bahia, a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Frei Caneca está sob ameaça, no município de Jaqueira. “Restam 630 hectares do bioma que vem sendo devastado, a despeito das nossas ações”, conta José Syllio Diniz, diretor da Agropecuária Mata Sul, responsável pela manutenção da RPPN. Uma das medidas da empresa foi o registro de imagens de satélite entre os anos de 2015 e 2018, que revelam devastação por ocupações irregulares na região.


Novo processo de importação

No próximo sábado dia 19, o Recife será palco de um evento nacional de capacitação sobre o Novo Processo de Importação (NPI) e a Declaração Única de Importação (DUIMP), organizado pela Associação Brasileira de Direito Aduaneiro e Fomento ao Comércio Exterior (ABDAEX). O evento “Aperta o Play na DUIMP” reunirá especialistas e profissionais do setor no auditório do RioMar Trade Center.

Uôge
Recife recebe nesta sexta-feira (18) o Projeto Somos Uôge, que promete engajar a comunidade local em discussões sobre sustentabilidade e responsabilidade social. Uma das atrações é a Monja Coen. O Aria Social, que atende mais de 500 crianças e jovens em vulnerabilidade social na RMR, dará início à programação com uma performance inédita. Será no Mirante do Paço.
 

Cerbas
A vice-presidente industrial da Cerbras, Mariana Mota, foi uma das homenageadas nesta edição do Prêmio Destaques do Ano ACOMAC- PE, que reconhece empresários e companhias que contribuem para o segmento de materiais de construção no estado. O evento foi realizado pela Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Pernambuco (Acomac-PE), na última terça-feira
 

Veja também

Planta de H2V da Petrobras vai testar mistura com gás em microturbina
Coluna Movimento Econômico

Planta de H2V da Petrobras vai testar mistura com gás em microturbina

Com nova rede LoRaWAN, Recife pode ficar mais inteligente
Coluna Movimento Econômico

Com nova rede LoRaWAN, Recife pode ficar mais inteligente

Newsletter