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Portos

Codeba tem faturamento recorde de R$ 285 milhões em 2024

A Codeba executou 55,13% do orçamento anual, quase o dobro do recorde anterior, totalizando R$ 34 milhões

Os portos da Codeba registraram um recorde de cargas movimentadas, com 13,7 milhões de toneladas Os portos da Codeba registraram um recorde de cargas movimentadas, com 13,7 milhões de toneladas  - Foto:Tadeu Miranda/Codeba

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) registrou um novo recorde, atingindo o maior volume de investimentos da sua história, tanto em valores absolutos quanto em percentuais em 2024. Com o valor recorde de R$ 34 milhões realizados e 55,13% do orçamento anual executado, quase o dobro do maior percentual registrado anteriormente. Além disso os portos da Codeba registraram um recorde de cargas movimentadas, com 13,7 milhões de toneladas, e este crescimento proporcionou uma ocupação total da área alfandegada nos meses de novembro e dezembro, um feito inédito.

Esses dados foram apresentados pelo diretor-presidente da autoridade portuária, Antonio Gobbo, e pelo diretor de Gestão Administrativa e Financeira, Leandro Gaudenzi, para o Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor).

A autarquia também apresentou um recorde no faturamento, com R$ 285 milhões o maior da série histórica iniciada em 2012, ultrapassando a marca que havia sido atingida no ano anterior. Entretanto o lucro líquido teve uma queda, diminuindo de R$ 88 milhões em 2023 para R$ 55 milhõe em 2024

Já os portos administrados pela Codeba alcançaram um marco em 2024, registrando mais de 13,7 milhões de toneladas em cargas movimentadas. O volume representa um crescimento de cerca de 8% em relação a 2023, e superando o recorde anterior, registrado em 2021.

Porto de Salvador cresce 26,33%
O Porto de Salvador foi o grande destaque entre os ancoradouros baianos, registrando um crescimento de 26,33% na movimentação de cargas, totalizando cerca de sete milhões de toneladas em 2024, correspondendo aproximadamente a 50% das movimentações portuárias do estado. Este crescimento das movimentações proporcionou a ocupação total da área alfandegada em novembro e dezembro, pela primeira vez na história.

Esses fatos são reflexos do aumento da demanda e da otimização dos fluxos operacionais e administrativos, somados a mudanças no modelo de gestão, reorganização interna, além de obras e intervenções realizadas no Porto de Salvador, consolidando a Bahia como um hub estratégico no setor e permitindo conexões diretas com a Ásia.

Prioridades da Codeba para 2025

Além da apresentação dos dados, durante o encontro com o MPor também foram apresentados os projetos prioritários da Codeba para 2025. O destaque foi para a reativação da Hidrovia do São Francisco, que prevê um aumento de aproximadamente cinco milhões de toneladas/ano, potencializando a logística de cargas nos portos da Baía de Todos-os-Santos.

“A tendência é que, com a finalização das obras no Porto de Salvador, que visam aumentar a capacidade logística, o início da dragagem no Porto de Ilhéus e o início, já no primeiro trimestre deste ano, das novas operações dos arrendatários no Porto de Aratu, os números de movimentação e operação continuem em crescimento, reforçando a importância estratégica dos portos baianos para o desenvolvimento econômico do país”, ressaltou o diretor-presidente Antonio Gobbo.

Leia mais: ZPE Ceará cresce 5% em cargas, superando 10,5 milhões de toneladas
 

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