Logo Folha de Pernambuco

Coluna Movimento Econômico

Com uso da IA, Prefeitura do Recife redefine a gestão pública

Tecnologias melhoram a gestão e aproximam o poder público do cidadão

App Conecta RecifeApp Conecta Recife - Foto: divulgação PCR

O uso de tecnologia, em especial da Inteligência Artificial (IA), no setor público encontra bons exemplos de eficiência na Prefeitura do Recife. Aqui vou mostrar apenas duas situações. A primeira é a iniciativa Conecta Recife.

Essa plataforma começou prestando serviço de Wi-Fi em vias públicas e, em 2019, alcançou 8 mil usuários. Com a pandemia, diante da necessidade de promover a inclusão digital para superar as desigualdades sociais e garantir a vacinação a todos, o Conecta Recife conseguiu não apenas otimizar a logística de serviços, mas garantir a continuidade dos atendimentos essenciais, como as vacinas, de forma segura e eficiente. O resultado? Um dos melhores programas de vacinação do Brasil, que se destacou pela agilidade e pela transparência na entrega de serviços.

O uso de IA permitiu que a prefeitura monitorasse dados em tempo real, otimizasse processos e até mesmo oferecesse suporte psicológico aos cidadãos por meio de assistentes robóticos.

Hoje, com cerca de 1,7 milhão de pessoas conectadas, permite um relacionamento mais próximo e dinâmico entre o governo e o cidadão. O Conecta não é apenas uma ferramenta, mas uma virada de chave que redefine a gestão pública. Atualmente a plataforma reúne mais de 800 serviços, reduzindo a burocracia e aumentando a transparência.

A Prefeitura do Recife também usou a IA para enfrentar a ineficiência nas filas do sistema público de saúde. Com a ferramenta foi possível identificar que cerca de 40% dos atendimentos não ocorriam devido a faltas dos pacientes. Os que faltavam impediam que outros pudessem ser atendidos, porque as vagas das consultas estavam teoricamente ocupadas.

Para resolver a questão, a prefeitura adotou uma estratégia inspirada nas companhias aéreas: o overbooking da saúde. Através de um software específico, foram agendadas mais consultas do que a capacidade real, otimizando a ocupação dos serviços de saúde e garantindo que a maioria da população fosse atendida.

Essa abordagem não só acelerou o atendimento, como melhorou a utilização dos recursos disponíveis, alcançando uma taxa de ocupação de 90% a 94%. É um exemplo prático de como a tecnologia pode ajudar a gestão pública a se tornar mais eficiente.
 
CSX Week
Recife vai sediar o CSX Week, considerado o maior evento da América Latina com foco no Sucesso e na Experiência do Cliente. Será dividido em dois dias, 23 e 24 de outubro. O primeiro dia acontece no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, e conta com palestras de representantes de grandes empresas como Amazon, Nissan e Cinemark. Já o segundo, no Moinho Recife Business & Life, no Recife Antigo, vai ter o foco em networking e em rodadas de negócios.  

Trinity
A empresa de energia brasileira Trinity Energias Renováveis planeja investir R$ 311 milhões até 2025 em 47 usinas, em 24 municípios espalhados pelos estados de Pernambuco, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Piauí. De acordo com João Sanches, CEO da Trinity, o objetivo é expandir-se no mercado de energia da região por dois fatores: custo médio de energia elevado e pela alta radiação solar. “O Nordeste possui uma das maiores incidências solares do mundo, e conta com condições de financiamento favoráveis", destaca João Sanches, CEO da Trinity Energia.

Italiana Day
Neste sábado (19), Marcony, Matheus e Felipe Mendonça, à frente do Grupo Italiana, promovem o Italiana Day. As lojas do Recife e Caruaru vão oferecer test drives e condições especiais para aquisição de veículos novos, seminovos e utilitários, incluindo os segmentos de SUVs e picapes, que seguem como os mais desejados pelos brasileiros. No último ano, os SUVs representaram quase 50% das vendas de veículos novos no país, e a Fiat e Jeep lideram o mercado.

Carrilho
A Construtora Carrilho foi reconhecida como a 34ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil, de acordo com o ranking Great Place to Work (GPTW), na categoria de médias empresas nacionais (100 a 999 funcionários). A empresa pernambucana se destacou como a única construtora a figurar na lista. Com mais de 600 colaboradores, a Carrilho se consolidou na categoria Construction e Real Estate, sendo valorizada por suas práticas de gestão de pessoas, clima organizacional e desenvolvimento de talentos.

Leia também no Movimento Econômico:

Ele construiu a Iquine há 50 anos. E tudo começou com 4 cabras

Suinocultores do Agreste têm apoio para aumentar rebanho em Pernambuco

Veja também

Barragem estratégica para cadeia do H2V será viabilizada por PPP
Coluna Movimento Econômico

Barragem estratégica para cadeia do H2V será viabilizada por PPP; saiba mais

Planta de H2V da Petrobras vai testar mistura com gás em microturbina
Coluna Movimento Econômico

Planta de H2V da Petrobras vai testar mistura com gás em microturbina

Newsletter