Logo Folha de Pernambuco

Energia eólica no Nordeste

Energia eólica no Nordeste: argentina PAE acelera complexo na Bahia

Empreendimento, com capacidade de 423 MW, reforça geração de energia eólica na região

Energia eólica no Nordeste: bons ventos impulsionam implantação do Complexo Novo HorizonteEnergia eólica no Nordeste: bons ventos impulsionam implantação do Complexo Novo Horizonte - Foto: PAE (Divulgação)

No ritmo veloz da expansão da energia eólica no Nordeste, a Pan American Energy (Argentina) acelera a implantação do complexo de geração que está construindo na região do município baiano de Novo Horizonte, a 560 quilômetros de Salvador. O empreendimento teve um salto importante com a chegada dos primeiros componentes das 94 turbinas de 4,5 megawatts (MW) de potência que integram o projeto, fabricados pela Vestas (Dinamarca).

Com isso, o nível de execução do Complexo Novo Horizonte sobe para 70%. A previsão é de que a operação comece já no início de 2024.

O empreendimento, com orçamento de R$ 3 bilhões, tem características bem representativas do momento vivido atualmente pelas energias renováveis nos estados nordestinos. É bastante simbólico o fato de envolver duas multinacionais do setor que estão investindo na região: uma em geração, a outra em produção de equipamentos.

A logística da implantação também é emblemática, já que as turbinas são fabricadas pela Vestas a 1.800 km de distância, num estado próximo, o Ceará. Mais precisamente em Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza), na planta fabril que começou a funcionar em 2016 e foi reinaugurada em 2019.

 

Energia eólica no Nordeste: complexo a 560 km de Salvador terá capacidade instalada de 423 MW

Energia eólica a toda velocidade no Nordeste: complexo a 560 km de Salvador será inaugurado no início de 2024/Foto: PAE (Divulgação)

Energia eólica no Nordeste: conheça o Complexo Novo Horizonte

Considerado de última geração, o Complexo Novo Horizonte, que será operado pela Pan American Energy (PAE), tem uma superfície de 2.700 hectares. Com capacidade instalada total de 423 MW, o empreendimento é formado por 10 parques, localizados em seis municípios: Novo Horizonte, Boninal, Brotas de Macaúbas, Ibitiara, Oliveira dos Brejinhos e Piatã. A energia gerada será suficiente para abastecer cerca de 1 milhão de residências no Brasil.

O diretor geral da empresa no mercado brasileiro, Alejandro Catalano, detalha que a implantação contempla 80 quilômetros de linhas de transmissão, uma subestação de 500 KV e a construção e melhoria de acessos. No pico, a demanda de mão-de-obra chegou a 2.600 empregos.

O presidente da Vestas no Brasil, Eduardo Ricotta, comemora o sucesso da parceria com a companhia argentina nesse empreendimento. “A colaboração entre Vestas e Pan American Energy é um sinal de compromisso de ambas as empresas para a transição energética regional. Esperamos continuar desenvolvendo projetos conjuntos que melhorem a qualidade de vida das comunidades”, afirma.

Quem é a argentina PAE no setor de energia eólica?

Fundada há 70 anos, a Pan American Energy atua na geração tanto a partir de fontes renováveis, quanto tradicionais. Atualmente, a companhia global busca se posicionar como protagonista do desenvolvimento energético na América Latina, onde está presente em seis países: Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai, México e Brasil.

No mercado argentino, a empresa é o principal produtor, exportador, empregador e investidor privado do setor energético, com três parques eólicos em funcionamento. O grupo emprega 21 mil profissionais diretos e terceirizados nos países em que opera.

Energia eólica no Nordeste em alta: Enrique Lusso considera o Brasil estratégico para a PAE

Energia eólica no Nordeste em alta: Enrique Lusso considera o Brasil estratégico para a PAE/Foto: PAE (Divulgação)

O Brasil é considerado estratégico nos negócios da PAE. “Tem um abundante potencial em fontes de energia sustentável e queremos contribuir para o crescimento deste mercado, fundamental para ampliar nossa participação na América Latina”, diz o vice-presidente de Desenvolvimentos Internacionais Enrique Lusso, destacando a importância da parceria com a Vestas para a atuação da companhia no país.

Vestas impulsiona produção de equipamentos de energia eólica no Nordeste

A Vestas, com 29 mil empregados, é uma das líderes globais no setor industrial de soluções de energia sustentável e renovável. Atua por meio de parcerias para o fornecimento de equipamentos a projetos de geração em todo o mundo. A companhia desenha, fabrica, instala e presta serviços em turbinas eólicas terrestres e marítimas, somando hoje 169 gigawatts (GW) de turbinas instaladas em 88 países.

O negócio é fortemente baseado na “economia de dados”, utilizando big data e business intelligence (BI ou inteligência de mercado em português) para interpretar, prognosticar e exportar informações sobre os recursos eólicos e, com isso, estar sempre em sintonia com a realidade atual do mercado e as tendências para o futuro.

 

Veja também

IA força avanço de data center, que atrai cada vez mais investimentos
Coluna Movimento Econômico

Inteligência Artificial força avanço de data center, que atrai cada vez mais investimentos

Com novas pesquisas, etanol tende a avançar sobre a gasolina
Coluna Movimento Econômico

Com novas pesquisas, etanol tende a avançar sobre a gasolina

Newsletter