Logo Folha de Pernambuco

Coluna Movimento Econômico

Planta de H2V da Petrobras vai testar mistura com gás em microturbina

Nova planta é o primeiro passo na estratégia da companhia para investir em descarbonização

Usina Fotovoltaica de Alto Rodrigues, no Rio Grande do NorteUsina Fotovoltaica de Alto Rodrigues, no Rio Grande do Norte - Foto: Luiz Fernando Almeida Fontenele/ Agência Petrobras

O Rio Grande do Norte vai receber sua primeira planta-piloto para a geração de hidrogênio renovável, como mostrou o portal Movimento Econômico no último fim de semana. A Petrobras está implementando essa unidade na Usina Termelétrica do Vale do Açu, localizada em Alto do Rodrigues, a 202 km de Natal. O investimento total na planta será de R$ 90 milhões, numa parceria com o Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis. A previsão é que a planta entre em operação no primeiro trimestre de 2026.

O hidrogênio verde pode ajudar o mundo a reduzir a dependência de combustíveis fósseis e suas emissões de gases que agravam o aquecimento global. Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética da Petrobras, afirma que a nova planta é o primeiro passo na estratégia da companhia para investir em descarbonização.

O H2V produzido no Rio Grande do Norte será utilizado para a geração de energia e em estudos que avaliam a mistura do hidrogênio com gás natural em microturbinas, uma inovação da Petrobras, que é a primeira empresa brasileira a investigar os efeitos dessa adição nas microturbinas.

Para a produção de hidrogênio verde, é necessário usar recursos naturais renováveis. O hidrogênio da Petrobras será produzido por eletrólise da água, utilizando energia solar, que virá da Usina Fotovoltaica de Alto Rodrigues. A unidade está sendo ampliada para atender essa nova demanda.
Para a Petrobras, a planta-piloto em Alto do Rodrigues representa um marco na descarbonização e na inovação tecnológica, colocando o Rio Grande do Norte na vanguarda da produção de energia sustentável.
 
Grand Tower Shopping

Na noite desta quarta-feira, a LMA Empreendimentos promove evento para comemorar a entrega do Grand Tower Shopping, o empresarial anexo ao Shopping Recife, que é celebrado como “a maior lâmina empresarial do Norte e Nordeste”.
 
MIT Technology Review
 
A empresária recifense Ana Uriarte, de 30 anos, se tornou a primeira mulher brasileira a receber o prêmio Innovators Under 35 LATAM 2024, concedido pela MIT Technology Review. Ana é cofundadora da Quark, uma edtech nascida no Porto Digital que ensina habilidades comportamentais, emocionais e sociais, as chamadas soft skills, a jovens de escolas públicas de Pernambuco.

Algodão I

O desempenho da safra 2023/2024 de algodão, com a colheita de mais de 3,7 milhões de toneladas, elevou o Brasil ao posto de maior produtor do mundo. O país também se tornou, oficialmente, e pela primeira vez na história, o maior exportador de algodão do planeta, superando os Estados Unidos, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).
 
Algodão II

E após 40 anos da praga do bicudo, Pernambuco pretende se colocar novamente no mapa de produção algodoeira. A iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) visa reinserir a produção do algodão em terras pernambucanas, iniciando pela produção do algodão branco e o colorido.
 
Vale do Catimbau

Com um investimento de R$ 154 mil e duração de um ano, o Sebrae/PE, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e a Prefeitura de Buíque, está promovendo um projeto para fortalecer o turismo no Vale do Catimbau, em Pernambuco, reconhecido como o segundo maior parque arqueológico do Brasil. A ação inclui cursos de capacitação e consultorias para moradores da região, com o objetivo de preparar profissionais para atender ao crescente fluxo de turistas.
 

Leia também:

Pela 1ª vez, nordestina recebe prêmio MIT Technology Review

Ouro branco: Pernambuco usa a ciência para voltar a produzir algodão

De Ingá para Milão, algodão paraibano dá colorido à moda sustentável

 

Veja também

Com nova rede LoRaWAN, Recife pode ficar mais inteligente
Coluna Movimento Econômico

Com nova rede LoRaWAN, Recife pode ficar mais inteligente

Caixa planeja ganhar mais espaço no mercado de renda variável
Coluna Movimento Econômico

Caixa Econômica Federal planeja ganhar mais espaço no mercado de renda variável

Newsletter