REDES SOCIAIS

Musk apresenta novo logotipo do Twitter "X", criado por fãs, em mudança abrupta da rede social

Mudança faz parte da visão do bilionário de transformar o serviço de 17 anos em um aplicativo mais abrangente

Novo logo do TwitterNovo logo do Twitter - Foto: Alain Jocard/AFP

O bilionário Elon Musk, proprietário do Twitter, prometeu no sábado que mudaria o logotipo do Twitter e logo cumpriu: em apenas 24 horas, saiu de cena o famoso pássaro azul, que há muito tempo era a referência da rede social, e entrou no lugar um "X" estilizado. A mudança abrupta faz parte da visão do bilionário de transformar o serviço de 17 anos em um aplicativo mais abrangente.

No final do sábado, Musk convidou seus 149 milhões de seguidores a sugerir um logotipo X, depois escolheu um dos designs e fez dele a nova identidade de marca da empresa no domingo. O X agora é o logotipo da página inicial da plataforma social, a foto do perfil de Musk e até parte das animações de carregamento. Ele confirmou em respostas aos seguidores que pretende adotá-lo como um projeto provisório, que “provavelmente mudará depois, certamente será refinado”.

O logo foi posteriormente projetado nos escritórios do Twitter em São Francisco, nos EUA, e adotado como imagem de fundo pela CEO Linda Yaccarino em seu perfil na rede social. A executiva tuítou em apoio à mudança, com uma foto do X de vários andares.

Já Musk mudou suas informações de perfil e incluiu o “X.com”, um endereço da web que agora redireciona para as páginas de usuário correspondentes no twitter.com.
 

Pássaro azul é referência na web
O pássaro azul do Twitter é reconhecido muito além dos limites da plataforma social: sites e aplicativos fornecem há anos ferramentas de compartilhamento para tweetar diretamente, e o logotipo ficou marcado na história dos EUA em meio às declarações do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o serviço.

A mudança abrupta ocorre quando o Twitter enfrenta uma queda acentuada em dólares de publicidade e um novo rival no Threads, da Meta, um serviço que acumulou 100 milhões de usuários em cinco dias após o lançamento deste mês. A estreia do Threads foi recebida com escárnio por Musk, que o acusou de ser um serviço de imitação devido às suas semelhanças com o Twitter.

As intenções declaradas do bilionário para a plataforma flutuaram ao longo do tempo, tendo começado inicialmente como uma busca para eliminar bots no serviço e preservar a liberdade de expressão. Desde então, ele falou sobre o Twitter como um acelerador para a entrega do "X", sua visão para um "aplicativo de tudo" semelhante ao WeChat da Tencent.

Segundo Yaccarino, o X é concebido como um “mercado global de ideias, bens, serviços e oportunidades” alimentado por IA. Isso incluiria pagamentos e serviços bancários, além de áudio, vídeo e mensagens.

Veja também

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed
bolsa de valores

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas
ECONOMIA

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas

Newsletter