TECNOLOGIA

Musk diz querer maior controle da Tesla para desenvolver projetos de IA sem ser 'derrubado'

Bilionário, que é CEO e detentor de 12% do capital da montadora de carros elétricos, é alvo de preocupação de outros acionistas

Elon Musk é o empresário à frente da TeslaElon Musk é o empresário à frente da Tesla - Foto: Tesla/Divulgação

O bilionário Elon Musk afirmou que preferiria desenvolver produtos de inteligência artificial (IA) fora da Tesla se não tiver 25% dos votos para o controle da montadora de veículos elétricos. A declaração sugere que o empresário pode ter planos de aumentar sua participação na mais valiosa montadora de carros elétricos do mundo.

“Não estou confortável em transformar a Tesla em líder em IA e robótica sem ter ~25% dos votos de controle”, postou Musk no X. “Suficiente para ser influente, mas não tanto a ponto de não ser derrubado”.

Musk, atual CEO da Tesla e seu maior acionista individual (atualmente tem cerca de 12% do capital), afirmou em um post em sua plataforma X (ex-Twitter) que a montadora é uma coleção de uma dúzia de startups. Ele estimulou uma comparação entre a Tesla e a General Motors, tradicionalmente uma das companhias líderes da indústria automotiva global.

Mas o bilionário não expôs seu pensamento com mais detalhes na rede social. Pessoa mais rica do mundo, Musk tem lutado contra a insatisfação dos outros acionistas da Tesla sobre seu comportamento e uma série de temas sensíveis, desde o planejamento da sucessão na Tesla até acusações de que ele anda distraído com sua atividade no X, que ele comprou em 2022.

Veja também

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor
Taxa de juros

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em baixa após corte nos juros pelo Fed

Newsletter