Enem dos Concursos é adiado pelo governo federal; nova data ainda não foi divulgada
Prova deverá reunir mais de 2,1 milhões de candidatos ao funcionalismo público federal
Prevista inicialmente para ser realizada neste domingo (5), a prova do Concurso Nacional Unificado, chamado popularmente de “Enem dos Concursos”, foi adiada pelo governo federal.
A medida foi tomada após uma intensa discussão sobre a viabilidade da aplicação do certame no Rio Grande do Sul, estado que vem sofrendo com fortes chuvas durante os últimos dias.
Com diversas cidades alagadas, a aplicação da prova no estado foi considerada inviável pelo governo federal. Como o edital do certame não prevê a reaplicação das provas, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos optou pelo adiamento do certame.
Leia também
• Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações
• Candidato poderá apresentar documento digital no Concurso Unificado
Até o momento, a nova data de aplicação da prova que deverá reunir mais de 2,1 milhões de candidatos ainda não foi divulgada.
A decisão do governo federal foi explicada durante um comunicado oficial realizado pela Ministra da Gestão, Esther Dweck, ao lado do Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Brasil, Paulo Pimenta.
No pronunciamento, Esther afirmou que, no momento, a prioridade é o enfrentamento da tragédia na região Sul do Brasil.
“Estamos diante de uma calamidade de proporções inéditas no Brasil. Nosso primeiro compromisso é nos solidarizar com as vítimas e pessoas que perderam parentes. Seria impossível realizar a prova no Rio Grande do Sul. Nosso objetivo principal é democratizar o acesso e preservar as condições de participação dos candidatos de todo o país”, afirmou.
Segundo a ministra, a decisão também foi tomada para garantir a segurança jurídica do certame. “Vamos dar a garantia de que todos possam realizar a prova nas mesmas condições. A decisão de adiamento busca garantir a integridade dos participantes, preservando a vida das pessoas e garantindo a segurança jurídica do concurso”, completou.
Sobre a divulgação do novo cronograma, Esther afirmou que ela deverá ser realizada nas próximas semanas pelo governo federal.
“Não temos uma nova data. Imaginamos que, em algumas semanas, possamos conseguir divulgar uma nova data para todos os candidatos depois que resolvermos algumas questões logísticas para o Brasil inteiro”, destacou.
Confira o pronunciamento completo: