Eventos sustentáveis

Neoenergia anuncia parceria com festivais Rock in Rio e The Town focada na descarbonização

Marcas se unem em prol de ações sustentáveis para os festivais Rock in Rio e The Town e que também sirvam para a indústria da música

Parceria entre Neoenergia e Rock in Rio quer debater mudanças na indústria da músicaParceria entre Neoenergia e Rock in Rio quer debater mudanças na indústria da música - Foto: Divulgação Neoenergia/Fernando Alvim

RIO DE JANEIRO (RJ) — A Neoenergia se uniu ao Rock in Rio e ao The Town, festivais organizados pela Rock World, para uma parceria inédita com foco na descarbonização — movimento de redução das emissões de carbono na atmosfera, tema urgente na busca de um futuro mais limpo e sustentável. 

O anúncio da junção das marcas em busca da redução do impacto ambiental, que inclui a implementação de ações de sustentabilidade nos dois festivais, foi feito nesta segunda-feira (3), em uma coletiva que formalizou o compromisso, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Na cerimônia, representantes dos setores empresarial, artístico e governamental debateram ações para minimizar as emissões de carbono.

Essa parceria entre Neoenergia e Rock World será materializada em ações de conscientização, principalmente com o objetivo de engajar o público jovem. Juntas, as marcas também prospectam mudanças para a indústria da música como um todo, em torno de um propósito para tornar o planeta um lugar melhor. 

Uma das iniciativas práticas para os festivais será uma troca por pessoa presente no Rock in Rio e no The Town — que terá sua primeira edição em setembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo — de uma lâmpada convencional por uma de LED em escolas, hospitais, instituições sem fins lucrativos e comunidades de baixa renda nas áreas de concessão onde a Neoenergia atua em distribuição de energia no Brasil, como é o caso de Pernambuco.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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Pelas estimativas de público, explica a Neoenergia, o The Town deve proporcionar a troca de até 500 mil lâmpadas e, o RIR, 700 mil lâmpadas.

Essa iniciativa da distribuidora integra o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A ideia é  fazer da troca das lâmpadas ineficientes por modelos que economizam até 40% em relação a fluorescentes compactas, uma ferramenta de conscientização e educação.

Para a próxima edição do Rock in Rio, em 2024, já está firmado o compromisso da Neoenergia em fornecer energia limpa para o festival, uma referência global em sustentabilidade.

Diversas ações no The Town também estão na agenda da parceria, como o fornecimento de postes de iluminação abastecidos por energia solar e carrinhos elétricos para serem usados pela organização tanto para o festival paulista quanto para o carioca.  

“Para uma transição energética justa e inclusiva, precisamos ampliar a geração de energia por fontes limpas, como também é necessário influenciar os jovens a respeito da produção e do consumo de outros produtos. A participação deles será fundamental nesse processo para conscientizar a sociedade daqui em diante”, afirmou Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, ao destacar que as iniciativas firmadas estão em consonância com a atuação e ações desenvolvidas pela Neoenergia em favor da descarbonização. 

A Neoenergia ainda estabeleceu como meta, de acordo com Capelastegui, a redução de intensidade de CO2 para 20g/kWh até 2030 e a neutralidade carbônica até 2050, em uma estratégia de expansão sustentável.

“O compromisso assinado hoje tem como finalidade conscientizar a população e engajar em causas sustentáveis. Assumimos o compromisso para avançar em outras soluções energéticas”, completou o CEO.

A CBRO da Rock World, Roberta Medina, lembrou que o Rock in Rio começou a compensar a pegada carbônica em 2006. O festival neutralizou suas emissões em 18 das 22 edições.

“Já compensamos 420 mil toneladas, por meio de projetos de reflorestamento em Portugal e no Brasil, entre outros. Chegou o momento em que precisamos dar um passo maior e buscar soluções inovadoras que atendam, não só os nossos festivais, mas a indústria como um todo, e a Neoenergia é o parceiro que escolhemos para entrar com a gente nessa missão”, afirmou.

Roberta classificou a jornada em busca do objetivo como “extensa”. “As soluções precisam ser criadas para milhares de interlocutores de todo o mundo para fazer eventos com menos pegada carbônica. É um passo importante o compromisso de buscar soluções”, completou a CBRO, reforçando que a indústria da música está sedenta por “novas soluções”.

Olhar para o futuro
Debater o poder da energia elétrica na descarbonização da economia é um ponto sensível na busca desse processo, como ressaltou a vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia, Solange Ribeiro.

“A sociedade deve ser esclarecida sobre a importância da geração de energia por fontes renováveis”, destacou, ao citar que é preciso influenciar as pessoas para uma mudança comportamental em torno do objetivo principal.

Representando o governo federal e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a secretária nacional de Mudança do Clima, Ana Toni, traçou como “prioridade em todos os sentidos” a busca do Brasil no combate aos efeitos das mudanças climáticas. “A mudança do clima é também uma mudança de hábito, de um modelo de desenvolvimento, sobretudo, de mudança de tecnologia. Esse debate é fundamental”, afirmou.

A conselheira da Neoenergia e presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi, elencou iniciativas colocadas pelas empresas na busca do futuro sustentável: “A Neoenergia, por exemplo, nasce como parte da solução, por meio da geração de energia renovável. As metas ESG nas empresas são questões mandatórias. Isso também passa por uma questão de educação, valores e de cultura que precisa ir além para alcançar toda a sociedade”. 

“É imprescindível comunicar os atributos sustentáveis como forma de engajar e inspirar a sociedade. Ao firmar um compromisso com um parceiro de referência internacional como o Rock in Rio, a Neoenergia reforça a credibilidade conquistada da marca e avança na estratégia de se consolidar como um dos principais líderes em soluções energéticas sustentáveis do país”, finalizou o diretor de marketing da Neoenergia, Lorenzo Perales.

CEO da Rock World, Luis Justo destacou que, em apenas duas edições, apesar de dobrar de tamanho, o Rock in Rio reduziu em 62% o consumo de energia. O festival também já plantou mais de 4 milhões de árvores na Amazônia, equivalente à captação de mais de 600 mil toneladas de CO2, além de outras iniciativas. “Ao longo desses últimos anos, o Rock in Rio implementou diversas ações nos países por onde passa. O Rock in Rio Escola Solar instalou 760 painéis fotovoltaicos em escolas portuguesas", lembrou.

Conscientização
Com a ideia de que a música é um instrumento de conscientização e conexão com o público, a banda baiana Afrocidade, de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, criou um manifesto em formato de jingle para reforçar a importância dos comportamentos mais sustentáveis. 

“Criamos um manifesto em forma de canção para falar sobre a importância da sociedade se descarbonizar. Essa é a energia que vamos levar para todos”, contou o vocalista José Macedo. A Afrocidade também estará presente em conteúdos das redes digitais da Neoenergia.

*O repórter viajou a convite da Neoenergia

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