Formação

Neoenergia chega a marca de mais de 1 mil mulheres formadas na Escola de Eletricistas

A conquista foi celebrada durante a formatura de mais duas turmas, em Brasília

Neoenergia chega a marca de mais de 1 mil mulheres formadas na Escola de EletricistasNeoenergia chega a marca de mais de 1 mil mulheres formadas na Escola de Eletricistas - Foto: Divulgação

A Escola de Eletricistas da Neoenergia formou, desde 2013, 1.038 profissionais mulheres de um total de 6.084 alunos em todas as cinco áreas de concessão. A marca foi reconhecida nesta quarta-feira (4), durante a formatura de mais duas turmas, em Brasília. A solenidade foi realizada no auditório do Ministério de Minas e Energia (MME). 

O programa tem como compromisso estimular a geração de emprego e renda, além de contribuir para a equidade de gênero em uma carreira majoritariamente masculina. 

Do total de mulheres formadas, 691 foram contratadas e fazem parte do quadro de funcionários do Grupo Neoenergia. Em Pernambuco, 278 conseguiram o diploma e 208 (75%) tiveram a oportunidade de entrar para a empresa até o momento.

Segundo a companhia, a Escola de Eletricistas para Mulheres da Neoenergia é pioneira no setor e reconhecida como exemplo global de um dos Princípios de Empoderamento das Mulheres pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia.
  
“A ampliação da presença de mulheres eletricistas representa um grande desafio para o setor elétrico e só foi possível graças ao trabalho de nossa Escola de Eletricistas. Alcançar essa marca de mais de mil mulheres formadas é um orgulho para todos nós do Grupo Neoenergia”, afirmou o presidente da Neoenergia, Eduardo Capelastegui. 

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o momento foi de celebrar a força e determinação de mais de mil mulheres do setor energético brasileiro. 
 
“Essas mulheres se juntam a milhares de outras, que iluminam o caminho para um futuro mais justo e igualitário, em uma profissão que, até pouquíssimo tempo, elas não tinham voz nem vez. Mas isso mudou. A Escola de Eletricistas é um símbolo de transformação social, de respeito e de inclusão”, destacou. 

Escola
Os cursos da Escola de Eletricistas da Neoenergia são gratuitos e realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em todos os estados em que a Neoenergia possui concessão de distribuição de energia elétrica: Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE).

As aulas são divididas entre teóricas e práticas, possibilitando uma formação completa para os alunos. Todas as pessoas com idade acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem se inscrever.

Veja também

PIB da Alemanha pode ter estagnação ou leve contração no 3º trimestre, avalia Bundesbank
alemanha

PIB da Alemanha pode ter estagnação ou leve contração no 3º trimestre, avalia Bundesbank

Meta, Spotify e outras empresas de tecnologia pedem esclarecimentos à UE sobre normas para IA
TECNOLOGIA

Meta, Spotify e outras empresas de tecnologia pedem esclarecimentos à UE sobre normas para IA

Newsletter