Neoenergia e Weg fecham parceria para ampliar recarga de veículos elétricos
Empresa utilizará exclusivamente as estações de recarga da Weg para as suas soluções de mobilidade elétrica
A Neoenergia, responsável pelo fornecimento de energia em Pernambuco, firmou contrato com a WEG, empresa global de motores e equipamentos eletroeletrônicos, que será a fornecedora exclusiva das estações de recarga para as soluções de mobilidade elétrica da Neoenergia voltadas a clientes residenciais, comerciais e empresas que desejam eletrificar as suas frotas.
A WEB oferece estações de recarga com potência de 7,4 kW e que podem ser alimentados em redes monofásicas ou bifásicas (127 ou 220V), modelo ideal para residências ou condomínios. “O uso dos carregadores adequados oferece segurança para as pessoas e os veículos, além de eficiência na recarga”, explicou o o diretor de Negócios Liberalizados da Neoenergia, Hugo Nunes.
As estações de recarga para veículos elétricos oferecidos na parceria são da linha WEMOB (WEG Electric Mobility), desenvolvidos e fabricados no país. Todos os modelos possuem medição de energia e são inteligentes, com protocolo de comunicação aberto, conexão à internet e a plataformas de gestão de recarga.
As soluções de mobilidade elétrica da empresa estão presentes em Pernambuco e em outros sete estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, e no Distrito Federal.
Há também os carregadores de potência de 22 kW. Com alimentação trifásica de 220V ou 380V, esse é voltado para uso individual ou compartilhado em empresas ou comércios. Os dois modelos operam com conector tipo 2, o mais comum no mercado.
Os pontos de recarga contarão com uma ou duas saídas, podendo recarregar dois veículos elétricos simultaneamente.
A Neoenergia implantou o Corredor Verde, eletrovia com mais de 1.100 quilômetros de extensão entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, com 18 pontos de recarga para veículos elétricos, sendo 12 ao longo das rodovias e seis em shoppings localizados em Salvador, Natal e Recife.
Na capital pernambucana, o Home Center Ferreira Costa da Imbiribeira e Tamarineira e o Shopping RioMar, no Pina, os locais de recarga na capital pernambucana. O projeto faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Leia também
• Recife inicia cadastro de vacinação para crianças com 11 anos e amplia grupo prioritário
• Museus do Recife participam de formação voltada para acessibilidade
• No Recife, ministro da Saúde critica "narrativa" de que faltam testes no Brasil
De acordo com a Neoenergia, a parceria está alinhada aos compromissos com o desenvolvimento sustentável, ao estimular a cadeia produtiva local e a mobilidade elétrica, para, com isso, fomentar a descarbonização eficiente da economia e o combate às mudanças climáticas.
“Com a WEG, estamos demonstrando as nossas ações para estimular a produção nacional, gerando emprego e renda para o país. Essa é uma parceria estratégica”, afirmou Hugo Nunes.
A solução inclui, além das estações de recarga, plataforma de gestão para cobrança ou rateio do consumo de cada usuário, acesso controlado via cartões de proximidade (tags RFID) e sistema para controle de demanda – WEMOB Smart Charging System – para os casos em que a potência consumida pela estação exceda a demanda contratada no local de instalação.
“Queremos não só avançar na nossa estratégia de tornar a mobilidade elétrica uma realidade no Brasil, como também atender de forma estrutural toda a cadeia necessária para a viabilização dos veículos elétricos”, explica Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação.