Logo Folha de Pernambuco

Investimento

Neoenergia inaugura nova subestação que beneficiará cerca de 360 mil pessoas no Sertão

Inauguração ocorreu nesta terça-feira (6), com a presença da governadora Raquel Lyra e do presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral

Governadora Raquel Lyra e presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo CabralGovernadora Raquel Lyra e presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral - Foto: Divulgação

Leia também

• Neoenergia promove o mutirão Projeto Vale Luz

• Vistorias da Neoenergia retiram equipamentos irregulares da rede elétrica em focos de Carnaval

• Neoenergia PE realiza serviço de ligação provisória para o Carnaval 2024; saiba como solicitar

A inauguração da nova Subestação de Energia em Araripina, no Sertão de Pernambuco, ocorreu nesta terça-feira (6), às 11h, fruto da parceria entre a Neoenergia e o Governo Estadual. Este empreendimento visa aprimorar a qualidade, confiabilidade e continuidade do fornecimento de energia para aproximadamente 360 mil moradores das cidades de Araripina, Trindade, Ipubi, Ouricuri, Bodocó, Exu, Parnamirim, Santa Cruz, Granito e Moreilândia.

Presentes no evento estavam a governadora Raquel Lyra, o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, o diretor de Relações Institucionais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues, e o presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral.

Construída em uma área de 9 mil m², a Subestação Araripina II é uma das mais avançadas da Neoenergia no Brasil, conectada a cinco linhas de subtransmissão para reforçar o sistema elétrico regional.

“Essa é uma entrega muito importante para o Sertão do Araripe, que possui o maior polo gesseiro do Brasil, mas ainda tem a lenha como principal fonte energética. Com maior capacidade e qualidade no fornecimento de energia, a partir da inauguração da subestação Araripina II, a região vai ser propícia para atração de novos empreendimentos, garantindo mais emprego e renda para a população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O investimento da Neoenergia não só visa fortalecer o suprimento de energia, mas também impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local, preparando as cidades do Araripe para receberem investimentos em diversos setores da economia. A subestação tem capacidade de ampliação de até 33% da sua potência inicial, chegando a 99,99 MVA, se necessário.

“A Neoenergia está com a atenção direcionada para o crescimento da região. Construímos um empreendimento robusto que pode aumentar em 33% a sua potência, caso seja necessário. A nova subestação faz parte de um conjunto de obras que a distribuidora está realizando na região e que irá contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das cidades beneficiadas”, afirmou o presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral. 

Equipada com tecnologia avançada e sistemas automatizados, a nova subestação permite o monitoramento e a gestão remota a partir do Centro de Operações Integradas (COI) em Recife. A energização da Subestação Araripina II otimiza a operação regional, reduzindo a carga nos circuitos existentes e aumentando a flexibilidade operacional para atender à demanda específica de cada localidade.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter