Neoenergia intensifica combate ao furto de energia elétrica em Pernambuco
Quantidade de energia desviada seria suficiente para atender cerca de 1,2 milhão de pessoas durante 30 dias
A distribuidora de energia elétrica Neoenergia Pernambuco divulgou os resultados do primeiro trimestre de 2023, destacando o combate aos furtos de energia. De acordo com a empresa, foram identificadas em média 324 ligações clandestinas diárias na rede de distribuição em Pernambuco, totalizando mais de 33 mil inspeções realizadas e 37 milhões de quilowatt-hora recuperados. Essa quantidade de energia seria suficiente para atender cerca de 1,2 milhão de pessoas durante 30 dias.
Para alcançar esses resultados, a Neoenergia Pernambuco adotou soluções inovadoras, como analytics e sensores inteligentes, além de realizar inspeções e regularização de clientes. A empresa ainda promoveu a substituição de 37 mil medidores de energia elétrica por novos, mais modernos e eficientes, e implantou novos padrões de rede e a substituição de equipamentos para a blindagem de redes. “Nosso trabalho tem como finalidade regularizar clientes para que eles comecem a consumir de forma regular, com segurança, sem interferir na qualidade de distribuição de energia elétrica”, afirmou o supervisor operacional da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra.
A distribuidora reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro e representa riscos de acidentes graves. Dos consumidores encontrados furtando energia, mais de 16 mil foram regularizados e passaram a ser clientes da distribuidora. Apenas aqueles que se recusaram a serem regularizados ou que a residência não oferecia segurança para a instalação do medidor, permaneceram desligados.
A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba, além de ser responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. A área de concessão da empresa é de 98,5 mil quilômetros quadrados e conta com 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes). Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.